Aluguel de carro por app quer fisgar cliente com custo até 70% menor que Uber

Manter um carro próprio deixou de ser uma opção para boa parte dos brasileiros.

Seja pela disparada dos custos fixos, como seguro, combustível e IPVA, ou por uma questão de conveniência. a compra de um veículo não é mais um sonho a ser alcançado.

Há cerca de 10 anos, o crescimento dos aplicativos de transporte, como Uber e 99, foi a primeira solução para quem precisava se locomover de carro, mas não podia ou não desejava recorrer aos táxis, transporte público ou outros meios. Uma década se passou e há, agora, uma aposta nova para atender a esse público: a locação de carro por aplicativo.

Empresas como a brasileira Turbi e a chilena Awto querem revolucionar o mercado local de transporte ao oferecer o serviço de aluguel de veículos sem as regras engessadas das locadoras tradicionais, como Localiza e Movida.

A primeira inovação é o tempo de uso: ao contrário das locadoras, que cobram diárias cheias, essas empresas permitem que o usuário alugue o carro por algumas horas ou até alguns minutos. A locação fracionada é uma solução para quem precisa do veículo para fazer trajetos do dia-a-dia, como uma ida a uma consulta médica ou até ao trabalho.

“Um carro próprio passa mais de 90% do tempo parado. É ineficiente para o proprietário e para a própria cidade”, diz Leonardo Bieberbach, CEO da Awto.

A empresa, fundada em Santiago, no Chile, em 2016, começou a operar em solo brasileiro no final do ano passado. O custo do serviço parte de R$ 0,50 por minuto (ou R$ 30 a hora) para a locação de um sedan. É possível, ainda, alugar SUVs, utilitários e até veículos híbridos.

Para cada quilômetro rodado, o usuário paga mais R$ 0,90. Se o carro ficar parado, como ocorre, por exemplo, durante as compras em uma ida ao supermercado, a empresa cobra apenas 20% da tarifa (ou R$ 0,10 por minuto, no caso do sedan).

Por enquanto, o serviço está disponível apenas em parte da cidade de São Paulo, com uma frota de cerca de 200 carros. A empresa também possui 200 motos elétricas que podem ser locadas pelo aplicativo. Nos próximos anos, a Awto planeja alcançar uma frota de 3 mil veículos e chegar a outras capitais, como Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.

Um grande diferencial dos aplicativos é que o usuário pode deixar o carro em qualquer local de acesso público (estacionamentos, shoppings, prédios comerciais etc.) dentro do mapa de cobertura do serviço, que inclui, basicamente, o centro expandido da capital paulista.

Plataforma de compartilhamento Awto estreia, na capital paulista, com aluguel de veículos pelo smartphone. Awto: moto elétrica e carro na palma da mão.
Leonardo Bieberbach, country manager da Awto no Brasil — Foto: Divulgação

“Quando é permitido que o cliente finalize a corrida em um ponto diferente do que ele pegou o carro, essa passa a ser uma alternativa para cobrir diversas necessidades. Você pode alugar o carro para ir ao trabalho e voltar de transporte público, ou pode usar o aplicativo para complementar uma parte de um trajeto”, reforça o CEO da Awto.

Ele diz que, em viagens mais concorridas, como uma ida ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o custo do serviço é até 70% menor que o de um aplicativo como Uber.

A geração que não quer ser dona de um carro

A opção por uma solução diferente de mobilidade, que não a compra de um veículo, fica óbvia, quando levado em conta o custo de manter um veículo na garagem.

Primeiro, o custo de aquisição de um veículo disparou nos últimos anos. Basta lembrar que o carro zero-quilômetro mais barato à venda no Brasil parte da casa dos R$ 68 mil. Isso sem falar no custo do IPVA (4% do valor do veículo ao ano), seguro, manutenção e combustível.

As empresas que oferecem a locação por aplicativo empacotam todos esses custos no valor da tarifa. O usuário não precisa abastecer o veículo, mas se for necessário, ele encontrará um cartão-combustível dentro do porta-luvas. Apenas custos extras (como pedágios e cobranças de estacionamentos) não estão inclusos no preço final.

Comodidade é palavra-chave para o público-alvo que as empresas do segmento pretendem atingir. Na Turbi, 80% dos clientes têm entre 25 e 45 anos, como conta o CEO da empresa, Diego Lira. Com uma frota de 3 mil veículos, alugar um carro da Turbi custa a partir de R$ 17 por hora. São cinco categorias de veículos disponíveis: hatch, sedan, SUV, SUV especial e carros esportivos.

Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo, fazer um cadastro e reservar o carro em um dos 400 pontos espalhados pela região da Grande São Paulo. É possível encontrar veículos em shoppings, estacionamentos, padarias e até pet shops. Como o carro é destrancado pelo próprio aplicativo do usuário, o serviço funciona 24 horas e 7 dias por semana, sem a necessidade de um funcionário da empresa para ajudar.

Questionado sobre qual o principal concorrente direto da Turbi, Lira é certeiro: “o carro próprio”.

A empresa também ofereça a opção de locação por mês, em um modelo similar ao das locadoras, a um custo mensal que parte de R$ 2,3 mil. Mas a maior parte das viagens é feita em trajetos curtos, em tarifas fracionadas.

Turbi compra 1 mil veículos e expande em São Paulo. A Turbi comprou 1 mil veículos zero quilômetro para ampliar sua frota de aluguel de carros.  
Imagem: divulgação

 

“É uma opção para quem precisa do uso intensivo de um carro, mas não quer comprar um, para não se preocupar com todos os custos fixos, como manutenção, IPVA e seguro”, explica Lira. Para aumentar a frota, a empresa emitiu debêntures (títulos de dívida privada) no mercado no ano passado e recebeu aporte de fundos de investimento.

 

 

Embora haja uma questão comportamental (e geracional) impulsionando o crescimento das plataformas, Bieberbach, da Awto, diz ser cético em relação ao senso comum de que o carro está fora dos planos dos mais jovens.

“Entendo que a característica de não querer dirigir ou não querer usar o carro é transitória, até mesmo para a geração Z. Conforme essas pessoas vão evoluindo na carreira e na vida pessoal, a necessidade acaba transformando o desejo. Ao se casar e ter filhos, por exemplo, esses jovens clientes acabam usando nosso serviço para viajar com a família. A diferença é que, agora, eles não precisam comprar um carro para ter tal comodidade”, diz o CEO da Awto.

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