Aos poucos, montadoras incluem serviços no cardápio

Conquistar os grandes clientes com um cardápio cada vez maior de serviços é a estratégia das montadoras para aumentar sua presença no nicho da gestão de frotas.

 

Toyota e Renault são alguns dos fabricantes de automóveis de passageiros que vêm investindo, ano a ano, para que locadoras, empresas de grande porte e clientes diretos que optam pelo modelo de assinatura disponham de segurança e comodidade.

Na Toyota, tudo o que envolve a gestão das frotas corporativas fica a cargo da Kinto One Fleet, que instala dispositivos de rastreamento e telemetria que medem consumo de combustível, localização de veículo, bloqueio de motor, histórico de manutenção, aviso de eventuais erros e problemas de sistema.

A divisão também gerencia ferramentas e relatórios para a administração da frota e customização dos veículos, cuida de toda documentação do veículo, seguro (total ou contra terceiros), gestão de multas, manutenção preventiva e/ou corretiva, logística e troca de pneus. Ainda oferece assistência e central de atendimento 24 horas.

Disponível no Brasil há pouco mais de dois anos, o Kinto, nas versões para pessoas jurídicas e físicas, tem papel fundamental na estratégia mundial da Toyota na oferta e ampliação dos serviços de mobilidade. É o principal negócio da divisão dentro dos mais de 40 países onde opera com diferentes serviços. Em gestão de frota, a montadora tem hoje mais de 200 mil veículos na operação global.

One Fleet

“O One Fleet, especificamente, segue em franco crescimento, graças ao forte potencial do mercado brasileiro. Muitas empresas têm migrado para o modelo de terceirização de frota, e hoje o serviço conta com mais de 2 mil clientes na carteira e mais de 5 mil carros entregues”, diz Roger Armellini, diretor comercial da Kinto e diretor de mobilidade da Toyota para América Latina e Caribe. Até 2023, ela planeja ingressar em seis novos mercados na América Latina

A lista de clientes frotistas inclui segmentos como energia, mineração, agropecuária, farmácia, alimentação e saúde. Nas frotas corporativas, o modelo mais alugado é o Yaris Hatch, bastante procurado pelo setor de serviços. Na versão XL Live, o contrato de um ano com limite de quilometragem de 1.000 km mensais custa R$ 1.875/mês.

Para a expansão é vital responder às novas necessidades dos clientes em uma sociedade que vive profundas transformações. “Contamos com opções de veículos híbridos Toyota e Lexus [marca de luxo da montadora]. A eletrificação de portfólio e a preocupação com a descarbonização são premissas da empresa para entregar soluções sustentáveis. Acreditamos que a mobilidade pode ser e será cada vez mais sustentável, e defendemos que os híbridos sejam a porta de entrada”, diz Armellini.

A Toyota oferece ainda outros dois serviços no Brasil: Kinto Share (aluguel e compartilhamento de veículos por horas, dias e até um mês) e Kinto One Personal (assinatura de veículos zero e seminovos). Para 2023, a meta da montadora é dobrar a quantidade de carros para locação. Hoje, são 6.500 unidades em operação no Brasil. Outro objetivo é oferecer o aluguel fora da rede Toyota, como já acontece em condomínios residenciais, drogarias e aeroportos. Ainda este mês, a montadora inaugura uma estação Share, de compartilhamento e aluguel, próximo ao Porto de Santos, no litoral paulista.

Renault On Demand

Na Renault On Demand, divisão responsável pela gestão de frotas e oferecida no país desde 2021, todos os veículos são entregues com sistema de rastreamento ativo, com foco na segurança do motorista, além de itens essenciais para gerenciar a frota, como o acompanhamento dos fluxos de entrega e devolução dos veículos, monitoramento do uso mensal por km rodado, troca de pneus e geolocalização de risco, que permite comunicação quando em zona de risco.

“Quando falamos do carro por assinatura, um ponto importante para o gerenciamento da frota é a forma que as manutenções preventivas, corretivas e trocas de pneus são realizadas. Aliamos as informações fornecidas pelo rastreador com o atendimento e a realização dos serviços em toda a rede de concessionárias Renault no Brasil”, diz Giovani Paulini, gerente geral gerente geral de serviços Mobilize.

Com oferta de assinatura e gestão de frotas em países como Itália, Espanha e França, a Renault On Demand investe em parcerias como a que firmou com a VDO, marca do grupo Continental, para o fornecimento de rastreadores e sistema de gestão de frota FTS (Fleet Tracking Service) no serviço de assinatura, terceirização de frotas e veículo financiado.

Montadoras incluem serviços no cardápio
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.