Cinco motivos para assinar um carro
Cinco motivos para assinar um carro
Serviço de assinaturas vem se consolidando como tendência para motorista que busca economia e menos burocracia para ter um automóvel
O setor de aluguel de veículos cresceu 22% desde 2022, segundo o último levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, que contabilizou cerca de 1,5 milhão de automóveis disponíveis para motoristas no país.
O serviço de assinaturas vem se tornando uma nova tendência de consumo. De acordo com um relatório da KPMG, 25% das pessoas que compram carros atualmente devem optar por um serviço de assinatura a partir de 2025. A Turbi, empresa que oferece assinaturas a partir de 1 mês, criou uma calculadora que permite avaliar as vantagens financeiras na assinatura para mais de 170 modelos entre os mais vendidos no Brasil. De acordo com Daniel Prado, Cofundador da Turbi, existem pelo menos 5 motivos que fazem das assinaturas um bom negócio: estão contribuindo para o crescimento dessa tendência:
Menos Burocracia e custos extras
De acordo com Daniel, ao optar por um carro por uma assinatura, o motorista deixa de se preocupar com impostos e outras burocracias: “Quem assina um carro hoje não vai ter dor de cabeça com licenciamento, IPVA e seguro. Além disso, o serviço oferece assistência 24 horas, manutenção e carro reserva”, assegura o Cofundador da Turbi.
Assinar pode ser melhor que uma compra de um 0km
Optar pela assinatura de carros pode representar uma economia significativa em comparação com a aquisição tradicional de um carro 0km, conforme revelado por um estudo do BTG. A análise indica uma redução de 40% em relação ao financiamento e 14% em relação à compra à vista. “Um cálculo simples dos custos de financiamento, que envolvem juros de aproximadamente 26% ao ano, somados a manutenção, seguro, impostos e outros imprevistos, indica que uma assinatura é mais vantajosa do que uma compra financiada, especialmente se o motorista destinar o valor da entrada ou do pagamento à vista do carro para um investimento em renda fixa.”, explica Daniel.
Não perca dinheiro com a depreciação e invista seu dinheiro!
Com a assinatura, é só devolver o carro no fim do contrato. Mas, eu gastei o dinheiro e fiquei sem o carro, isso não é desvantajoso? Daniel Prado esclarece que não. “Na verdade, se você investir o valor do carro, atualmente é possível obter cerca de 10% ao ano em fundos de renda fixa, como o Tesouro Direto. Compare isso com todos os custos que teria com o carro se fosse seu, incluindo a desvalorização do veículo novo logo no primeiro ano de uso, e verá que as assinaturas são mais vantajosas”, explica o executivo da Turbi. “É importante mencionar que a revenda de um carro pode ser simples, se aceitar a depreciação imposta por uma concessionária, ou complexa, ao organizar visitas e negociar preços diretamente com os interessados no seu carro usado”, conclui o cofundador.
Zero quilômetro, personalizado e sem complicações
Em cada assinatura, você pode obter um carro 0km, selecionando todos os opcionais do veículo antes de finalizar o contrato. Essa customização inclui cores, acabamento, itens de segurança, tecnologia. E até mesmo a instalação de insulfilm, que já é inclusa em todos os veículos da Turbi. “Com a diversidade de vantagens, o carro por assinatura se sobressai como uma opção prática e moderna para quem valoriza mais o uso do que a propriedade”, destaca Daniel.
Assinar pelo período que for mais conveniente
É evidente que as assinaturas são projetadas para atender suas necessidades. Podem ser úteis em momentos de mudança, viagens de trabalho ou nas merecidas férias. “A flexibilidade desse modelo de serviço é uma solução prática para quem precisa de um carro por um curto período, a partir de um mês. Por outro lado, os períodos mais longos de assinatura se apresentam como uma forma cada vez mais econômica e menos burocrática de ter um carro na garagem”, conclui o executivo da Turbi.
Fonte: Turbi e deducao.com.br