Compras com Pix crescem 70% no Natal e tíquete médio é de R$ 321

Segundo o levantamento, outro setor que vem ganhando cada vez mais espaço no pagamento instantâneo é o de aluguel de automóveis, que avançou 3.800% em relação ao mesmo período de 2021, aponta Itaú.

A avaliação é a de que o crescimento do Pix se dá pela facilidade de uso da tecnologia e pelos maiores descontos oferecidos pelos varejistas.  O número de compras no varejo realizadas por meio do Pix cresceu 141% no Natal de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior, mostram dados levantados pelo Itaú Unibanco.

Ao mesmo tempo, o valor total movimentado nessas operações avançou 70%. Os dados consideram as transações feitas por pessoas físicas clientes do Itaú para empresas entre 1º e 18 de dezembro deste ano e de 2021.

O tíquete médio das compras realizadas via pagamento instantâneo nas primeiras semanas do mês foi de R$ 321. A instituição não abre o número total de transações feitas no período nem o valor movimentado.

De acordo com o Itaú, alguns setores foram destaque na ampliação do consumo via Pix no período.

Entre eles, estão “exposições e festas”, com crescimento de 563%, e “livros e revistas”, com avanço de 544%. O segmento de “padarias e confeitarias” teve alta de 227%.

A avaliação é a de que o crescimento do Pix se dá pela facilidade de uso da tecnologia. E também pelos maiores descontos oferecidos pelos varejistas. “Uma hipótese para a alta da modalidade, além da maior inserção no comércio, são as condições diferenciadas que os lojistas oferecem para pagamento com Pix. Especialmente em datas de muito consumo, que também colaboram para esse avanço”, avalia Moisés Nascimento, diretor de Dados do Itaú Unibanco, em nota.

Segundo o levantamento, outro setor que vem ganhando cada vez mais espaço no pagamento instantâneo é o de aluguel de automóveis. Avançou 3.800% em relação ao mesmo período de 2021.

Os dados do Itaú mostram ainda que, nas três primeiras semanas de dezembro, houve alta de 12% no valor transacionado via cartões de crédito e de 10% na quantidade de operações.

As compras à vista foram a preferência dos consumidores e representaram 84% das transações no período, enquanto as parceladas, 16%. No primeiro caso, o tíquete médio foi de R$ 98. Já nas compras parceladas, foi de R$ 544.

Fonte: valorinveste.globo.com

Compras com Pix crescem 70% no Natal

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.