Cultura da locação de veículos
“Cultura da locação de veículos”: o que quer dizer esta expressão ?
Por Jacqueline Mello*
A locação de veículos vem crescendo no Brasil nos últimos anos.
Conforme apurado pelo anuário do setor, as empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do último ano, 590.520 automóveis e veículos comerciais leves, que representaram um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas em 2021.
O investimento anual das locadoras em renovação e ampliação da frota chegou a R$ 55,2 bilhões. E, ainda no último ano, o faturamento bruto anual das empresas de aluguel de carros alcançou R$ 36,8 bilhões no Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão que isso representa, em 2021 o faturamento havia sido de R$ 23,5 bilhões.
Ora, é possível notar o quanto o brasileiro está descobrindo a locação de veículos como importante player da mobilidade, com crescentes opções para alugar o carro mais adequado a cada momento, seja para trabalhar ou mesmo para o lazer.
As estatísticas mostram essa mudança na cultura do brasileiro em relação à locação de veículos – e isso não tem mais volta!
Basta observar o que já é realidade em mercado mais maduros, como os dos Estados Unidos e da Europa. Por lá, boa parte dos turistas já tem o hábito de incluir o carro alugado, por exemplo, sempre que vão fazer uma viagem. Aqui, estimativas do setor apontam que nós ainda estamos em torno de um terço do mercado de locação diária para o turismo na comparação com o que se vê em tais mercados.
Porém, se lá fora a cultura da locação está mais disseminada, por aqui ela também já entrou no viés de alta. No Brasil, houve um avanço de 38,3% em termos de usuários de aluguel de carros em comparação com o ano anterior, conforme as estatísticas da ABLA. E mais: os automóveis e comerciais leves adquiridos pelas locadoras significaram o recorde de 30,1% na participação do setor no total de vendas das montadoras no ano 2022.
São estatísticas que chamam a atenção e que certamente indicam aquilo que estamos alertando:
A cultura do aluguel de veículos tende a se massificar com mais rapidez, à medida que mais e mais brasileiros também entendam o quanto é vantajoso ter uma mensalidade ou diária, em suma, que caiba no bolso. E dessa forma utilizar (e não mais comprar) um veículo novo.
Não à toa, as locadoras ingressaram entre os principais players da mobilidade. Oferecem a opção do aluguel para quem quer deixar de gastar tempo e dinheiro com manutenção, seguro, financiamento, e, principalmente, com grandes perdas da depreciação na hora da vender um carro próprio. Vamos em frente.
*Jacqueline Mello é vice-presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
“Cultura da locação de veículos”: o que quer dizer esta expressão ?