Easy Carros lança “Segundo Ciclo” no 17º Fórum Internacional do Setor de Locação

Após a apresentação do novo produto da Easy Carros, no 17º Fórum Internacional do Setor de Locação, inúmeros representantes de locadoras foram ao estande da Easy Carros, para entender como funciona o “Segundo Ciclo”. Uma nova modalidade de crédito, antes restrita a grandes players do segmento.

A Startup de mobilidade Easy Carros fez uma parceria com a Milenio Capital para lançar FIDC de R$120 Milhões, para locadoras de veículos. Essa primeira emissão será usada para financiar até 3.000 veículos em um programa que dá acesso, às pequenas e médias locadoras, para atender seus grandes clientes, que sofrem com a escassez de veículos do mercado atual, em um mercado de demanda crescente.

 

A Milenio Capital, gestora focada no segmento de crédito, anunciou a estruturação desse FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) que dará suporte a  Easy Carros, empresa de operação, gestão e tecnologia para mais de 500 locadoras no Brasil.

Tradicionalmente, as locadoras de veículos permanecem com os carros por entre 12 e 24 meses.

Após esse período, os automóveis costumam ser vendidos para financiar a renovação da frota. Mas com a falta de componentes, reflexo da desorganização das cadeias de suprimentos globais por conta da Covid-19, e a consequente queda na produção de veículos e alta no preço, tornou essa tarefa mais desafiadora.

Diante desse cenário, a Easy Carros firmou acordos com locadoras de veículos para aumentar o período de vida útil da frota de veículos, por meio de contratos de locação para um “segundo ciclo” tendo como garantia os contratos de locação firmados com a startup, que passa a deter os direitos de compra do automóvel. Caso ela não seja exercida ao fim do contrato, de entre 30 e 48 meses, há uma contrapartida financeira paga, garantindo maior previsibilidade de receitas e liquidez para as locadoras que escolhem fazer parte do modelo de negócio.

“Democratizar o mercado de locação, ajudando as pequenas e médias locadoras a serem mais competitivas, é uma jornada longa – e ter o capital é um dos principais pilares disso!” comenta Fernando Saddi, fundador e CEO da Easy Carros

 

Para que as locadoras de veículos possam financiar seus carros por meio de uma modalidade de crédito antes restrita a grandes players do segmento , mantendo a sua operação, ou seja, sem precisar vender seus seminovos para financiar a compra da nova frota, serão emitidas Notas Comerciais em nome das locadoras que se tornam as devedoras do FIDC.

Já os contratos de locação firmados com serão cedidos em garantia, de forma que as obrigações das Notas Comerciais ao longo do tempo ficam cobertas pelos seus fluxos previstos pelo cliente, e após o cumprimento destas obrigações, o excedente automaticamente passa a ser transferido para a locadora.

“Estamos muito felizes em estruturar esse deal tendo em vista a nova realidade em que o veículo está cada vez mais associado a um serviço e para um cenário ao qual a demanda por veículos supera a oferta atual. Fazer isso ao passo que aumentamos o fôlego das pequenas e médias locadoras, trazendo maior previsibilidade de receitas e potencialmente fomentando um setor em expansão ligado diretamente ao desenvolvimento da economia e geração de emprego e renda, nos deixa ainda mais satisfeitos. O crédito sustentável é uma nova tendência e vamos levar nossa parceria com o segmento a um outro patamar, ajudando-os a obter o funding necessário para impulsionar esse novo serviço”, explica Gustavo Ahrends, sócio da Milenio Capital.

Com 200 mil veículos cadastrados em suas plataformas de gestão de locadoras, a Easy Carros está encarregada pela distribuição, conectando às pequenas e médias locadoras ao ecossistema.

A startup atua como um “one stop shop” para empresas do segmento de locação de veículos e oferece soluções de acesso à crédito, financiamento, compra e venda de veículos, além de ajudar as empresas a digitalizar seus processos.

“Nosso objetivo é entregar às pequenas e médias locadoras melhores condições de negócio para que elas tenham mais competitividade e, assim, possam crescer. Nossa missão é democratizar o acesso às soluções antes restritas aos grandes players do segmento, oferecendo novas oportunidades de crédito e a expansão dos modelos de negócios das locadoras. Ajudá-las a atuar no mercado de assinatura com segurança e previsibilidade, atendendo demandas crescentes por veículos faz parte da nossa missão”, explica Fernando Saddi, CEO da Easy Carros.

Atualmente, apenas 1% da frota é de veículos de serviço por assinatura — algo entre 450 mil e 500 mil veículos —, mas essa fatia pode chegar a 20% nos próximos anos.

“Esta parceria possibilita ainda a entrada dos pequenos negócios independente do momento da frota, se está, por exemplo, vendendo seus veículos ou não, já que permitimos a estas locadoras a usar veículos já em operação nos clientes como ponto de partida por meio do leaseback financiado pelo FIDC ou até mesmo para aquelas locadoras que trabalham como concessionárias de veículos,, que passam a poder receber um tipo de veículo antes fora do padrão do tradein (quando a revendedora recebe um veículo na troca) já que agora estes veículos têm destino certo em um novo ciclo de locação, ou seja, ao passo que possibilitamos mais vendas, geramos diversificação da geração de receita para as locadoras” explica Fernando Saddi, CEO da Easy Carros.

 

Sobre o segundo Ciclo: https://new.easycarros.com/segundocicloeasycarros/

 

Easy Carros lança “Segundo Ciclo”

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.