Em um mês, Covid-19 derruba em 89% a movimentação de cargas

O Instituto Brasileiro de Tributação e Planejamento, em seu último estudo trouxe os dados referentes à movimentação de cargas no país, comparando o período de isolamento social com os meses anteriores.

Para o head de estudos do IBPT e do Empresômetro Inteligência de Mercado, Gilberto Luiz do Amaral, é possível acompanhar, através dos dados públicos do mercado brasileiro, inclusive as notas fiscais eletrônicas, o cenário do setor de logística de cargas.

A nossa metodologia levou em conta a quantidade e valor das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas desde janeiro de 2018, com comparativo mês a mês, até a primeira quinzena de abril de 2020, identificando a queda nos diversos setores da economia”, diz o consultor.

A maior variação negativa foi do setor automotivo, incluindo, além das montadoras, a cadeia de matérias primas, peças e acessórios para veículos e por conseguinte a distribuição e varejo. A queda do setor foi superior a 89%; isto é, durante o primeiro mês de restrições, 16 de março a 15 de abril, houve redução estrondosa na movimentação de cargas destinadas ao mercado automotivo.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.