Fitch Afirma Rating ‘AA(bra)’ da LM; Perspectiva Estável

A LM segue fortalecendo sua escala, consolidando-se como a quarta maior locadora de frotas do Brasil.

 

A Fitch Ratings afirmou hoje o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’ da LM Transportes Interestaduais Serviços e Comércio S.A. (LM). A Perspectiva é Estável.

O rating da LM reflete os benefícios do controle do seu capital (60% de participação) pela Simple Way Locações e Serviços S.A. (Simple Way), empresa integralmente controlada pela Volkswagen Finance Overseas B.V., considerando os moderados incentivos estratégicos que sua controladora indireta, Volkswagen AG (Volkswagen, IDR – Issuer Default Rating – Rating de Inadimplência do Emissor – A-/Perspectiva Estável), teria em suportá-la, caso necessário, de acordo com a Metodologia de Vínculo Entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias da Fitch.

Em bases isoladas, o perfil de crédito da LM seria condizente com uma classificação inferior, dada sua escala, menor que a dos principais pares do competitivo setor de locação de veículos, e a expectativa de que a sua alavancagem financeira permaneça de moderada a elevada. O fluxo de caixa livre (FCF) deve continuar negativo, dados os fortes investimentos para renovação e expansão da frota.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING

Fortalecimento do Perfil de Negócios: A LM segue fortalecendo sua escala, consolidando-se como a quarta maior locadora de frotas do Brasil. Em dezembro de 2022, a empresa possuía 71 mil veículos leves e pesados, frente a quase 27 mil em 2021. O cenário-base do rating incorpora a expansão para 77 mil veículos ao final de 2023 e 88 mil em 2024. O crescimento deve ser impulsionado pela maior capacidade financeira da companhia e pelas tendências de aumento da terceirização de frotas pelas empresas e de novas formas de mobilidade da população. A LM deve se beneficiar de melhores condições de compra e financiamento de veículos e do acesso a uma ampla rede nacional para desmobilizar sua frota – fatores que fortalecem a sua competitividade.

Vínculo com a Volkswagen: O rating da LM incorpora os moderados incentivos estratégicos que a Volkswagen AG teria em apoiar a companhia após a aquisição indireta de 60% de seu capital. A compra do controle da LM faz parte da estratégia global e é o maior investimento da Volkswagen no segmento de locação de frotas fora da Europa, até o momento. O grupo tem a intenção de ser um dos maiores players de mobilidade no mundo, com expectativa de forte crescimento das atividades no Brasil, por intermédio da LM. Os vínculos legais entre LM e Volkswagen foram considerados fracos, dada a inexistência de garantias ou cláusulas de vencimento cruzado nas dívidas do grupo controlador que englobem a LM. Da mesma forma, os incentivos operacionais para suporte à LM, se necessário, não beneficiaram a classificação, embora pessoas do grupo Volkswagen componham seu conselho de administração.

Expansão do EBITDA: A geração operacional de caixa e as margens de EBITDA da LM devem se fortalecer ao longo dos anos, resultado dos ganhos de escala e da continuidade da captura de sinergias após a aquisição, bem como pela integração da empresa no ecossistema da Volkswagen no Brasil. O cenário-base do rating considera EBITDA de BRL1,2 bilhão (40% de margem) em 2023 e BRL1,4 bilhão (39% de margem) em 2024, frente a BRL749 milhões (51% de margem) em base pro forma em 2022. A Fitch projeta FCFs negativos no horizonte do rating, com BRL1,9 bilhão em 2023 e BRL1,5 bilhão em 2024, em razão dos elevados investimentos em crescimento e renovação da frota, de BRL2,8 bilhões e BRL3,9 bilhões, no biênio, respectivamente. O fato de grande parte dos investimentos neste setor ser precedida de contratos com clientes aumenta a previsibilidade do fluxo de caixa.

Alavancagem Moderada a Elevada: O forte crescimento esperado da LM deve elevar sua dívida, sendo que a expectativa de robusta geração operacional de caixa e um ambiente de preços normalizados para a venda de ativos devem permitir que a empresa posicione sua alavancagem financeira líquida, ainda que mais pressionada, em patamares moderados a elevados. No cenário-base, a relação dívida líquida/EBITDA será de 3,6 vezes em 2023 e na faixa de 4,0 vezes a 4,5 vezes no triênio seguinte. Em 2022, o índice dívida líquida/EBITDA, em base pro forma, foi de, 4,5 vezes.

Setor Intensivo em Capital: A LM tem desafios naturais por atuar em um setor intensivo em capital, cuja exigência de investimentos relevantes e regulares para ampliar e renovar a frota pressiona o perfil financeiro em períodos de forte expansão. Portanto, custos de captação mais baixos e amplo acesso aos mercados de crédito são vantagens competitivas importantes, para os quais a LM Frotas deve contar com o suporte do grupo Volkswagen no Brasil. Adicionalmente, o modelo de negócios das empresas do setor permite postergar a renovação da frota de forma a ajustar a escala das operações a ambientes desfavoráveis, se necessário.

SENSIBILIDADE DOS RATINGS

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a uma Ação de Rating Positiva/Elevação:

— Fortalecimento da relação entre a LM e a Volkswagen AG;

— Ganhos significativos de escala com expansão da rentabilidade;

— Dívida líquida/EBITDA recorrentemente inferior a 3,5 vezes.

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:

— Enfraquecimento da relação entre a LM e a Volkswagen AG;

— Deterioração acentuada da posição de negócios;

— Dívida líquida/EBITDA recorrentemente superior a 4,5 vezes;

— Piora do perfil de liquidez.

PRINCIPAIS PREMISSAS

As Principais Premissas do Cenário de Rating da LM São:

— Aumento da frota de final de período de 8% em 2023 e de 14% em 2024;

— Margem de EBITDA do negócio de Locação em 72% em 2023 e 73% em 2024;

— Investimento total de BRL2,8 bilhões em 2023 e BRL3,9 bilhões em 2024;

— Pagamento de dividendos em torno de 25% do lucro líquido ao longo do horizonte de rating.

RESUMO DA ANÁLISE

O rating da LM está dois graus abaixo do da Simpar S.A (AAA(bra)/Perspectiva Estável), grupo com liderança nacional em diversos serviços de logística e mobilidade. Comparada à LM, a Simpar tem escala muito superior e um portfólio de serviços mais diversificado – com destacada posição de mercado em todos em segmentos no qual atua. A Simpar tem alavancagem similar à da LM, porém sua liquidez é mais forte e seu cronograma de amortização da dívida, melhor escalonado. Por outro lado, a LM conta com um controlador estratégico que beneficia o perfil financeiro e de negócios da companhia.

Comparada à LM, a Localiza Rent a Car S.A. tem escala muito superior e um portfólio de serviços mais diversificado – com posição de mercado mais forte em gestão de frota (GTF) e rent-a-car (RaC). A Localiza também tem alavancagem inferior à da LM, com liquidez mais robusta e cronograma de amortização da dívida mais bem escalonado.

LIQUIDEZ E ESTRUTURA DA DÍVIDA

Maior Flexibilidade Financeira: O perfil de liquidez da LM, após a troca do controlador, deve continuar se beneficiando de uma sólida posição de caixa e de um cronograma de amortização de dívida mais bem distribuído. A Fitch acredita que a Volkswagen tem impacto positivo na capacidade da empresa de acessar recursos de longo prazo de forma competitiva, o que é fundamental para a LM financiar seu FCF negativo, devido à estratégia de crescimento. Adicionalmente, a flexibilidade financeira da empresa é reforçada por sua capacidade de adiar investimentos na expansão do negócio, caso necessário.

Em dezembro de 2022, a LM apresentava caixa e aplicações financeiras de BRL982 milhões, dívida de curto prazo de BRL1,1 bilhão e dívida total de BRL4,3 bilhões, com vencimento final até 2027. A dívida era composta principalmente por Linhas 4131 (48%), debêntures (32%) e linhas de capital de giro (11%).

PERFIL DO EMISSOR

A LM é a quarta maior locadora de veículos e frotas do Brasil. A empresa opera nos segmentos de locação de veículos, de frotas e na venda de veículos usados. Pertence aos acionistas Simple Way Locações e Serviços S.A. (60% das ações totais), empresa integralmente controlada pela Volkswagen Finance Overseas B.V., e Luiz Mendonça e Aurora Mendonça (40% das ações totais).

INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:

A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.

As informações utilizadas nesta análise são provenientes da LM Transportes Interestaduais Serviços e Comércio S.A.

A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.

Histórico dos Ratings:

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 25 de maio de 2018.

Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 27 de abril de 2022.

A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.

Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.

A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em www.fitchratings.com/brasil.

Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.

A Fitch Ratings Brasil Ltda., ou partes a ela relacionadas, pode ter fornecido outros serviços à entidade classificada no período de 12 meses que antecede esta ação de rating de crédito. A lista de outros serviços prestados às entidades classificadas está disponível em https://www.fitchratings.com/pt/region/brazil/exigencias-regulatorias/outros-servicos. A prestação deste serviço não configura, em nossa opinião, conflito de interesses em face da classificação de risco de crédito.

A Fitch Ratings foi paga para determinar cada rating de crédito listado neste relatório de classificação de risco de crédito pelo devedor ou emissor classificado, por uma parte relacionada que não seja o devedor ou o emissor classificado, pelo patrocinador (“sponsor”), subscritor (“underwriter”), ou o depositante do instrumento, título ou valor mobiliário que está sendo avaliado.

Metodologia Aplicada e Pesquisa Relacionada:

— Metodologia de Ratings Corporativos (28 de outubro de 2022);

— Metodologia de Ratings em Escala Nacional (22 de dezembro de 2020).

LM Transportes Interestaduais Servicos e Comercio S.A.

Informações adicionais estão disponíveis em www.fitchratings.com

 

Fonte:  fitchratings.com

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