Mercedes-Benz anuncia locação de caminhões no Brasil
Mercedes-Benz anuncia locação de caminhões no Brasil. A Daimler Truck Financial Services (DTFS), braço financeiro do Grupo Daimler Truck, anunciou, nesta terça-feira (06/02), a entrada no mercado de locação de veículos comerciais no Brasil por meio da nova empresa, Daimler Truck Locações e Serviços.
O novo produto, Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus, que foi desenvolvido em parceria entre o Banco Mercedes-Benz, a Mercedes-Benz Corretora de Seguros, a fabricante de veículos Mercedes-Benz do Brasil, e a Rede de Concessionários Mercedes-Benz, visa ampliar os negócios da DTFS no país e tem como foco inicial os pequenos, médios e grandes frotistas.
“Esse lançamento possibilita entregarmos para o cliente um ecossistema integrado, com diversas possibilidades para o seu negócio: financiamento, seguro e, agora, locação”, comemora Cristina Rensi, head da Daimler Truck Locações e Serviços e da Mercedes-Benz Corretora de Seguros.
O novo negócio de locação, começando neste mês de fevereiro, tem previsão inicial de disponibilizar aos clientes 100 unidades em três modelos de caminhões on road – Accelo, Atego e Actros – e oferecerá aluguel a partir de três unidades para pessoas jurídicas, com prazos de 36, 48 e 60 meses. Além disso, inclui gerenciamento de frota, documentação e multas, planos de manutenção nas concessionárias da marca, com mão de obra especializada e peças genuínas, telemetria Fleetboard e time comercial dedicado.
De acordo com Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz e da Daimler Truck Locações e Serviços, o mercado de locações vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pela alteração de comportamento dos clientes, que antes consideravam somente veículos próprios para compor a frota e, hoje, estão mais abertos às locações.
Maurício Bertolacini, head de vendas e Marketing da Daimler Truck Locações e Serviços, destaca: “O negócio de locações de veículos comerciais vem evoluindo e tem muito mais espaço para crescer devido às vantagens aos clientes como a obtenção de benefícios fiscais, a não preocupação com a renovação da frota de veículos e revenda dos usados e com a gestão de manutenção, documentação e multas, que será feita pela empresa de locação. Além disso, há a garantia de disponibilidade dos caminhões para a operação, propiciando maior liquidez para os clientes investirem no seu negócio principal”. O executivo afirma que, até o final de 2024, a expectativa é atender a demanda, chegando a cerca de 200 unidades.
“Hoje, a locação de veículos comerciais é um mercado que corresponde a 2% da frota circulante de veículos pesados no Brasil. Em países como Estados Unidos, esse número chega a 25% e, na Europa, o aluguel de caminhões já existe há mais de 30 anos. Estudamos o mercado e trouxemos uma solução para facilitar a vida de nossos clientes. Para cada um deles, será oferecido um produto customizado, idealizado exatamente para atender a necessidade do seu negócio “, diz Janssen.
“Para a Daimler Truck e, especialmente, para a Daimler Truck Financial Services, esse é um passo emocionante e um projeto para nossa transformação de um puro provedor de serviços financeiros para uma empresa de soluções para veículos comerciais”, afirma Stephan Unger, membro do Board of Management da Daimler Truck AG para Financial Services e CEO da DTFS.
“Acreditamos no potencial do mercado brasileiro. Por isso, o produto Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus foi desenvolvido com a expertise da Daimler Truck Financial Services do mercado europeu, mas com adequações às exigências brasileiras e, sobretudo, às necessidades de nossos clientes no Brasil”, completa Janssen.
De acordo com Achim Puchert, presidente da fabricante de veículos comerciais Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, o produto Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus chega em um excelente momento no mercado brasileiro. “Acabamos de renovar o nosso portfólio de caminhões e ônibus com a inédita tecnologia BlueTec 6, com produtos mais tecnológicos e eficientes e que já estarão à disposição dos clientes também no formato de locação”, comenta.