Nas viagens corporativas, empresas trocam avião por carro alugado e ônibus
A queda nas viagens de avião se refletiu em uma maior demanda por locação de veículos. O faturamento com as locadoras praticamente dobrou, alcançando R$ 29,4 milhões.
Um dos setores mais afetados na pandemia, o mercado de viagens corporativas já recuperou o nível de faturamento pré-pandemia. No entanto, a alta no preço das passagens aéreas — provocada sobretudo pelo alta dos combustíveis — está mudando o perfil das viagens, com cada vez mais empresas optando pelo modal rodoviário, seja se locomovendo de carro alugado ou de ônibus.
Em janeiro, o mercado de viagens corporativas movimentou R$ 982 milhões. Foi um aumento de 17,6% em relação a janeiro de 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Deste total, R$ 632 milhões se referem à venda de passagens aéreas. Uma alta de 14,5% em relação a janeiro de 2019. Em volume de bilhetes emitidos, no entanto, houve queda de 22% só no mercado doméstico.
Ao mesmo tempo, o número de diárias de hoteis aumentou 8% em janeiro. Isso na comparação com janeiro de 2019, com pernoites de uma única noite voltando aos patamares pré-pandemia: em torno de 40%. Em faturamento, a alta nos gastos com hotelaria foi de 25%, totalizando R$ 248 milhões.
A queda nas viagens de avião se refletiu em uma maior demanda por locação de veículos.
O faturamento com as locadoras praticamente dobrou, alcançando R$ 29,4 milhões. Já os gastos com transporte rodoviário, que eram quase inexistentes, totalizaram R$ 2,5 milhões em janeiro. Foi uma alta de 303% em relação a janeiro de 2019.
— O mercado corporativo está subsidiando o de lazer no transporte aéreo. Isso faz algum sentido, mas a diferença entre a tarifa corporativa e a de lazer está muito grande, o que nos preocupa — afirma Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp. — Essas tarifas estão fazendo com que as empresas revisem suas programações de viagens. Com certeza o transporte rodoviário e a locação de automóveis manterão sua relevância no painel de viagens corporativas este ano —.
Fonte: oglobo.globo.com
Nas viagens corporativas, empresas trocam avião por locação de carros