No Carbon reduz 3 mil toneladas de emissões de CO2
Com a tecnologia da Geotab, a No Carbon identificou que deixou de emitir anualmente mais de 3 mil toneladas de CO2 na atmosfera. E com isso, avança em sua estratégia de descarbonização. Estão transformando o setor de logística e transporte de cargas no Brasil.
A parceria foi formada em novembro de 2021, quando os 100 veículos elétricos da No Carbon passaram a contar com a solução da Geotab. Hoje, a locadora possui mais de 260 VEs em operação e tem alcançado resultados significativos na redução das emissões de gases de efeito estufa. Em 2023, a companhia obteve destaque no Relatório de Sustentabilidade e Impacto da Geotab. Passou a figurar entre as empresas globais com ações afirmativas em prol da sustentabilidade.
“O sucesso da parceria entre a Geotab e a No Carbon demonstra o potencial transformador da tecnologia telemática na eletrificação de frotas. Estamos orgulhosos de apoiar a No Carbon em sua missão de liderar a transição para um transporte de cargas mais sustentável no Brasil, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e estabelecendo novos padrões de eficiência operacional.”, analisa Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab para o Brasil.
Impacto ambiental e operacional
A eletrificação de frotas é um passo crucial para companhias comprometidas com um futuro mais sustentável. Mas traz consigo desafios únicos. Tais como encontrar a ferramenta adequada para gerenciar a operação. Para a No Carbon, os principais entraves consistiam em monitorar o estado das baterias dos VEs, acompanhar a localização e autonomia dos veículos, medir as distâncias percorridas, e contar com geração de dados confiáveis para embasar a criação de metas de sustentabilidade compatíveis com as de negócios.
Na busca pelo fornecedor ideal, a No Carbon encontrou na Geotab. Uma plataforma de telemática necessária para suas a operações. Dessa forma, passou a ter acesso a uma ampla variedade de dados coletados em tempo real. O que garantem o monitoramento eficiente da frota elétrica e, consequentemente, a redução da pegada de carbono da companhia.
A empresa agora tem uma visão abrangente do desempenho de sua frota, identificando proativamente áreas de melhoria e oportunidades de otimização. E, com acesso a essas métricas confiáveis, a No Carbon pôde expandir suas operações com segurança e eficiência.
“A parceria com a Geotab foi um divisor de águas para o projeto No Carbon. A plataforma telemática nos oferece insights valiosos sobre o desempenho da nossa frota, permitindo-nos agir proativamente para garantir a eficiência e a segurança das nossas operações”, declara Carlos Lopes, especialista da No Carbon
Expansão e futuro Sustentável
A No Carbon foi lançada em 2022 pela JBS, em linha com o compromisso da companhia de zerar o balanço de suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040. Os serviços de aluguel de frotas da companhia ajudam a tornar os caminhões elétricos uma realidade para empresas que buscam reduzir emissões e contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Para o futuro, a No Carbon tem a meta de expandir sua frota elétrica, oferecendo soluções de logística sustentável não apenas para as marcas da JBS, mas também para outras empresas do mercado que buscam soluções de logística sustentável.
“Os resultados obtidos nos últimos dois anos são um exemplo do poder da tecnologia em promover a sustentabilidade no setor de transporte de cargas. Ao combinar inovação com compromisso ambiental, conseguimos contribuir para um futuro mais limpo e sustentável”, analisa Carlos.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores. Trabalham em unidades de produção e escritórios em todos os continentes. Estão em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros.
No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 151 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação. Entre muitas outras, Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países.
A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos. E, em suma, adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor. Sempre, a fim de alimentar pessoas ao redor do mundo, de maneira cada vez mais sustentável.