Está em andamento a mais abrangente pesquisa já realizada no Brasil com empresários que atuam com o aluguel de veículos, envolvendo 1.000 locadoras e abrangendo todos os estados, além do Distrito Federal.

 

O trabalho foi contratado pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) junto ao Instituto de Pesquisa MDA, e vai identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelas locadoras no país.

O questionário já está sendo aplicado por telefone e envolve itens como a burocracia para as compras de veículos, acidentes de trânsito, consequências da Covid-19 e a carga tributária brasileira, entre outros. Há, ainda, levantamento sobre recursos humanos, pontos de atendimento aos usuários de carros alugados, ações de marketing e faturamento das locadoras.

As 1.000 respostas serão compiladas de forma agregada no total da amostra – e não de forma individualizada. “De maneira inédita, estamos dando voz aos empresários para que falem, com privacidade e segurança, sobre a atividade de locação de veículos no Brasil”, diz o presidente da ABLA, Paulo Miguel Junior. A conclusão e a apresentação dos resultados estão previstas para novembro.

Conforme o mais recente Censo do setor de aluguel de carros, com estatísticas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em outubro as locadoras chegaram ao total de 1 milhão e 70 mil automóveis e comerciais leves em suas frotas. De janeiro até setembro deste ano, o total de compras das mais de 11 mil locadoras ativas no país foi de 310 mil veículos.

Pesquisa sobre locadoras de veículos