Resultados do 2T21 surpreendem positivamente
Uma das surpresas foi o resultado do setor de transportes, de acordo com o Safra. Todas as empresas vieram com os relatórios do 2T21 mais fortes, sobretudo as locadoras de veículos, como a Localiza (RENT3) e Locamérica (LCAM3).
Para o banco Inter (BIDI11), nos resultados do 3T21 e 4T21 as companhias devem seguir mostrando evolução em suas receitas, mas ainda sofrendo com a pressão de custos na cadeia e alta dos juros.
Destaques dos resultados do 2T21 para o Safra
Até lá, os destaques ficam para os bons resultados do segundo trimestre de 2021. Das 84 empresas analisadas pelo Safra, 8% apresentaram prejuízo no período, número bem menor do que os 24% de um ano atrás.
“Quando comparamos com as nossas expectativas, a receita das empresas de nosso universo de cobertura ficou 0,5% acima do que esperávamos, enquanto o Ebitda e o lucro líquido ficaram 9% e 31% acima”, informa o banco.
Para o Safra, a maior surpresa foi o setor de petróleo e gás, com destaque para a Petrobras (PETR4), que melhorou seu volume de vendas, além da captação de receita com o aumento nos preços de petróleo.
Outra surpresa foi o resultado do setor de transportes, de acordo com o Safra. Todas as empresas vieram com os relatórios do 2T21 mais fortes, sobretudo as locadoras de veículos, como a Localiza (RENT3) e Locamérica (LCAM3).
Por outro lado, teve a surpresa negativa que veio das empresas do setor de saúde. “As empresas integradas apresentaram fraca performance, dado o forte aumento de sinistralidade pelas internações por Covid-19, efeito que deve se dissipar nos próximos trimestres”, aponta o Safra.
Destaques do segundo trimestre para o banco Inter
Para o banco Inter, grande parte dos setores apresentaram resultados do 2T21 fortes, com exceção dos setores de seguradoras e elétricas e saneamento.
Em relatório, o banco explica que os resultados das seguradoras no 2T21 mostraram um desempenho comercial positivo, assim como esperado. Entretanto, a sinistralidade por conta de maiores custos hospitalares em razão da 2ª onda de Covid-19 e da volta de procedimentos eletivos também pesou contra os resultados das companhias.
Os exemplos são o BB Seguridade (BBSE3), que apresentou um balanço fraco com aumento da sinistralidade dos seguros de Vida, Prestamista e Habitacional. Na outra ponta está a Sulamérica (SULA11), com aumento do número de beneficiários no trimestre.
Já as elétricas e saneamento vivem dois cenários muito distintos na análise do banco Inter, o que afetou os resultados do 2T21.
“O consumo de energia tem respondido muito bem ao longo de 2021, demonstrando uma clara recuperação econômica. Por outro lado, o segmento de geração hídrica segue com cenário bem desafiador”, aponta em relatório.
Enquanto Sanepar (SAPR4) e Copasa (CSMG3) surpreenderam positivamente com o controle de custos e bons números operacionais, a Sabesp (SBSP3) desapontou com o aumento dos custos, que comprometeram os resultados do 2T21.