Vai assinar um carro?

Vai assinar um carro? Saiba como escolher o modelo ideal para o seu perfil. As opções para assinatura são vastas. E por isso, é importante definir o que se espera do veículo antes de finalizar o contrato

Fechar um contrato de assinatura nunca foi tão fácil. Várias empresas – incluindo montadoras – oferecem uma infinidade de modelos, que vão de subcompactos a picapes, passando por veículos de alto luxo. Pode-se escolher modelos a diesel, flex e elétricos. Econômicos ou esportivos. E os prazos vão de um mês a quatro anos. Diante de tantas opções, a facilidade pode se tornar uma dificuldade. Qual escolher?

De acordo com o consultor Murilo Briganti, da Bright Consulting, no momento de escolher a pessoa tem dois caminhos: racional ou emocional. “No emocional, o aspecto financeiro acaba tendo menor importância e atributos como ‘imponência’ e conteúdo tecnológico acabam se sobressaindo. Já no racional, os cálculos acabam prevalecendo.”

Briganti diz que uma família tende a optar por um SUV, por ser um veículo maior, mais espaçoso, e que passa sensação de maior segurança ao volante.

Já um jovem recém-habilitado tende a escolher um hatchback com mais tecnologia.
“O cliente tem de entender o seu momento de vida e quais são as prioridades”, diz. “Por exemplo, um casal com filhos dificilmente escapará de ter pelo menos um veículo do segmento SUV. No entanto, o momento desse casal pode direcionar para uma compra mais racional ou mais emocional”, acrescenta. Segundo o consultor, um casal que esteja começando uma família tende a ter uma maior restrição financeira, e por isso provavelmente terá de fazer mais contas para encaixar o valor da mensalidade ao orçamento familiar.
Por outro lado, Briganti afirma que “um casal com uma base financeira mais sólida pode se dar ao luxo de buscar um veículo com mais requinte, mais tecnologia, sistemas de propulsão elétricos, por exemplo”.

Cor de carroceria

Em ao menos um aspecto o cliente que opta pela assinatura pode deixar de lado o fator racional e se deixar levar pelo lado emocional: cor da carroceria. Este costuma ser um ponto sensível a quem compra um automóvel, e não é raro que o cliente faça a aquisição pensando na aceitação posterior dele no mercado de usados.

Isso é o que explica as poucas variações de cores. Normalmente, as pessoas optam pelo prata, preto, cinza ou branco (a depender da região em que mora, cada uma com suas “preferências”) para evitar futura depreciação. Na assinatura, porém, não há esse tipo de receio, porque a pessoa não vai “se casar” com o veículo.

No término da validade do contrato, é só fazer a devolução.

“Isso ocorreu comigo, tanto pela cor quanto pela marca do veículo”, atesta o consultor. Sem mencionar o nome da montadora, Briganti diz que já assinou o contrato de um veículo de uma marca que “jamais compraria, se esse fosse o caso”. Além disso, ele acrescenta que em outra oportunidade assinou o contrato de um carro na tonalidade azul-metálico, “coisa que eu também não faria no caso da compra”, garante. “A assinatura abre portas que a posse muitas vezes não permitiria e isso acaba remoldando o mercado à medida que esse modelo de negócio vá pegando mais tração.”

Embora as possibilidades sejam amplas, a exemplo do mercado convencional de compra, o segmento de assinatura também reflete a preferência pelos SUVs. “Hoje, o mercado está inundado de SUVs e crossovers”, atesta. “Diferentemente de sete anos atrás, em que os hatchbacks compunham 42% do mercado, hoje eles detêm menos de 25% do mercado”, diz.

Isso acaba se refletindo na oferta.

Com menor produção dos carros de entrada e crescimento na fabricação dos SUVs (que dão melhor margem de lucro às marcas), é natural que as empresas do segmento ofereçam os modelos do segmento em maior quantidade. “A maioria dos hatchbacks ofertados hoje são veículos mais de ‘entrada’, com menor conteúdo tecnológico e motores menos potentes”, analisa Briganti.

Dessa forma, os hatchs compactos e subcompactos são indicados a quem está com o orçamento apertado ou precisa de um carro econômico para trabalhar na cidade. Em ambos os casos, é uma opção que privilegia a decisão racional. Modelos subcompactos como o Renault Kwid ou o Fiat Mobi, além da economia nas mensalidades e no consumo, também são fáceis de estacionar nos grandes centros, devido ao tamanho.

Por outro lado, caso o cliente opte por fazer viagens com a família, pode sentir alguma frustração por causa do espaço interno reduzido, tanto para pessoas como para bagagens.

No que diz respeito aos elétricos, a assinatura também proporciona a oportunidade de o cliente conviver com a tecnologia no dia a dia. E, portanto,  sem preocupações com a futura aceitação no mercado de usados. Mas, no entanto,  Briganti alerta para o fato de que o modelo ainda é um veículo de “nicho”. “Não há dúvidas de que ele é o futuro, mas ainda é voltado para um grupo seleto de consumidores, pessoas que buscam a vanguarda da tecnologia e são pouco sensíveis a preço.” Isso significa que o cliente vai economizar no dia a dia, para carregar a bateria, mas terá mensalidades bem maiores do que nos modelos com motor a combustão. Além disso, o interessado precisa estudar previamente os pontos de carregamento (residencial, no trabalho, nas estradas) para saber se não terá problemas para recarregar.

Por fim, no que se refere a prazos de contrato, as opções começam em um mês e chegam a quatro anos. Briganti enxerga os contratos abaixo de um ano como uma locação. “Há um possível erro de nomenclatura. Assinatura é acima de um ano.” Também nesse caso, o consultor considera que a decisão vai depender do “momento financeiro” do interessado. Quanto maior o prazo, menores as parcelas.

 

Vai assinar um carro? Saiba como escolher o modelo ideal para o seu perfil.
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