Repensar o espaço urbano

Repensar o espaço urbano: carsharing ganha destaque com diminuição na frota de veículos nas vias

O consumo consciente está entre as principais pautas relacionadas à sustentabilidade. A crescente escassez de recursos estimula o surgimento de novos modelos econômicos, como a Economia Compartilhada – uma tendência global que consiste no consumo de bens e serviços por meio de trocas e compartilhamentos.

Dentre os segmentos de bens partilhados, o carsharing, ou carro compartilhado, tem ganhado espaço e estima-se que o número de usuários desse sistema chegará a mais de 260 milhões de pessoas em 2027, segundo dados compilados pela Berg Insight . Para as cidades, o principal benefício é a diminuição na frota de veículos nas vias, o que ajuda a reduzir o fluxo de trânsito e engarrafamentos e consequentemente a emissão de gases poluentes, como o CO2, bem como a ocupação do espaço público com estacionamentos.

Com foco nesse segmento, o Eleva 25 – próximo lançamento da Terral Incorporadora em Brasília.

Será entregue com um carro elétrico para uso compartilhado dos moradores. “Reafirmando o propósito em inovação e sustentabilidade, implementamos o Espaço Mobilidade neste projeto para incentivar a cultura colaborativa entregando modais para uso compartilhado entre os moradores, além de três vagas para carregamento de carro elétrico”, afirma Marcus Viana, Coordenador de Incorporação da Terral Incorporadora.

O carro estará disponível para todos os moradores que farão a reserva para uso em um aplicativo, com um valor a ser acrescido na taxa de condomínio. Além do carro elétrico, o Eleva 25 e outros empreendimentos Terral Incorporadora estão sendo entregues com bicicletas e patinetes elétricos para facilitar o deslocamento nas proximidades dos edifícios. “É o primeiro empreendimento entregue com o automóvel para uso compartilhado e, com isso, nós expandimos a área de abrangência para a utilização desse serviço para além do próprio condomínio. Essa novidade garante conforto e comodidade para o cotidiano dos moradores e ainda incentiva e estimula a mobilidade urbana”, avalia Marcus.

Para a comunidade

Como gentileza urbana para a região, o estande de lançamento, localizado na Rua 25 Sul de Águas Claras – espaço onde será construído o Eleva 25 – conta com um totem para carregamento de carro elétrico aberto ao público. “É gratuito e sem hora marcada. Basta realizar um cadastro e conhecer o empreendimento para abastecer o seu veículo eletrificado”, comenta Marcus.

 

Repensar o espaço urbano

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.