CNH Digital falsa: O que as locadoras precisam saber!
A cada dia que passa, os fraudadores e golpistas se reinventam à medida que a tecnologia avança. Cresce a comercialização de CNH digital falsa.
No último dia 10/01, um esquema criminoso de emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital falsa foi identificado pela Polícia Rodoviária Federal, no RS, após um motorista abordado na Região Metropolitana de Porto Alegre, ao apresentar o documento confeccionado irregularmente e ser preso.
Como funciona a fraude de CNH digital falsa:
- Os golpistas vendem acesso à app para que o cliente baixe a CNH e uma cópia dela em arquivo PDF;
- O documento pode ser usado para hospedagem em hotéis, compra de passagens aéreas e até para entrar em shows e eventos.
- Assim como a CNH Digital original, há, na falsificada, um código que, supostamente, comprova sua autenticidade. Porém, ao escanear o código, ao invés de surgirem os dados do motorista, aparece uma tela com um site para consulta de placas.
- A CNH digital falsa não vai constar em bancos de dados oficiais.
Segundo o golpista: “é como se fosse uma réplica do site, de tudo. Então, por exemplo, se você vai em uma agência dos Correios, e você abre o aplicativo e mostra a CNH falsa, vai passar 100%. Agora, dentro do sistema do Detran, não. É impossível, ninguém faz isso.”
Como evitar riscos e problemas com CNHs ao alugar veículos?
A gestão de riscos para locadoras de veículos envolve diversos desafios, principalmente no que diz respeito à autenticidade das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). A gestão de riscos para locadoras deve incluir a implementação de medidas proativas, como a utilização de tecnologias avançadas de verificação como a análise cadastral da Brick, treinamento contínuo com a equipe de atendimento e políticas de locação mais rigorosas.
Eventualmente, muito tempo é gasto no processo de averiguação de CNHs, mais especificamente na hora que o cliente RAC (rent a car), motorista de aplicativo e até mesmo na terceirização de frota, precisa alugar o mais rápido possível no balcão de atendimento.
Com a análise cadastral da Brick, a locadora tem todas as consultas que precisa em um só lugar em poucos segundos. Tome decisões mais seguras e confiáveis na hora de aprovar um pedido de locação ou contratar um novo motorista.
Análise cadastral da Brick para evitar CNH digital falsa:
Biometria Facial e CNH: Certifique-se de que seus clientes são quem dizem ser.
Análise Criminal: Avalie o histórico criminal dos locatários, identificando potenciais riscos de apropriação indébita.
Análise Financeira: Avalie a saúde financeira dos locatários, identificando potenciais riscos de inadimplência.
Em outras palavras, ao considerar esses riscos e implementar medidas preventivas, as locadoras podem reduzir a probabilidade de serem vítimas de fraudes relacionadas a CNHs e garantir operações mais seguras e confiáveis. Essa abordagem holística é essencial para proteger tanto os interesses financeiros quanto a reputação das locadoras de veículos.
Por fim, confira outras notícias sobre a Brick Seguros: