Detran Minas Gerais faz lançamento digital

Novidades para os motoristas mineiros. A partir de agora todos passarão a contar com uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

 

Para ter acesso ao documento basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) . O aplicativo já disponibilizado pelo Detran Minas Gerais permite também a utilização da CNH Digital (CNH). Ambos podem ser baixados gratuitamente.

O procedimento de solicitação é integralmente online. Basta ter o aplicativo no celular (disponível para IOS e Android) e realizar o cadastro.

 

Confira o passo a passo:

Instale o Carteira Digital de Trânsito (ver link acima);

Acesse ao sistema do Denatran;

Faça o cadastro por meio do número do CPF;

Preencha os dados pessoais;

Confirme sua senha com o código enviado por e-mail ou SMS;

Cadastre-a com 4 dígitos;

Após o login, selecione a opção “Veículos”, em seguida informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV.

Selecione incluir;

A digitalização é opcional e quem desejar ainda poderá continuar com a versão impressa dos documentos.

Entretanto, segundo a delegada Andrea Mendes de Souza Abood, vice-diretora do Detran Minas Gerais, trata-se de uma forma mais rápida e prática de comprovar tais registros.

Já que tendo o certificado e a habilitação digitalizada, em caso de furto ou perda dos documentos o condutor e proprietário não deixa de mostrar a legalidade da sua condução e do seu veículo.

 

Compartilhamento do documento

Para aqueles que dividem o mesmo veículo, no caso das famílias, e precisam ter acesso ao documento, o mesmo será compartilhado entre 5 representantes.

“É mais um benefício que o aplicativo traz, ele pode ser compartilhado com um grupo: filhos, maridos, mulher, pai e mãe. A pessoa que vai receber o compartilhamento tem que baixar o aplicativo. Ela recebe uma notificação para aceitar o compartilhamento. Da mesma forma que pode ser compartilhado, pode ser cancelado”, informa Andrea.

Segundo o presidente da Codemge, Rodrigo Paiva, a proposta tem como objetivo reduzir os gastos com a emissão dos documentos impressos.

Ele informou que, o estado poderá economizar até R$ 100 milhões por meio da versão digital. Atualmente, o cofre público tem um desfalque de R$ 49 milhões para poder emitir e enviar o CRVL.

 

Fonte: FDR

Editado

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.