Empresas dos EUA sobem preços com pouca oferta e forte demanda

Depois de um ano dentro de casa, os americanos correm para reservar viagens de verão, o que elevou os preços do aluguel de carros, com um salto de quase 20% no primeiro trimestre, e de casas de veraneio.

 

Empresas dos Estados Unidos enfrentam despesas cada vez maiores com todos os tipos de matérias-primas de que precisam para fazer negócio, e a demanda crescente tem facilitado o repasse desses custos mais elevados para os clientes. Em teleconferências na temporada de balanços, executivos de empresas como a rede de burritos Chipotle Mexican Grill, da gigante de eletrodomésticos Whirlpool e da Procter & Gamble destacaram aumentos de preços, em grande parte em resposta aos maiores custos das matérias-primas.

Os comentários confirmam dados que sinalizam pressões inflacionárias cada vez maiores na economia com a recuperação do abalo da pandemia. Um aumento sustentado dos preços deve testar a expectativa do Federal Reserve de que qualquer pico pós-Covid será limitado e temporário.

Escassez, gargalos e um ano de mercado altista em commodities têm elevado os índices de inflação em grande parte do mundo. Nos Estados Unidos, que injetaram mais estímulo na economia do que a maioria dos países e conseguiram uma distribuição mais rápida de vacinas, esses problemas de abastecimento podem ser amplificados pelo boom na demanda. A confiança do consumidor mostrou forte alta pelo segundo mês seguido em abril, para o nível mais alto desde o início da pandemia, segundo relatório do Conference Board na terça-feira.

A lista de commodities mais caras é longa – como aço e madeira – e muitas estão em falta, de acordo com o Institute for Supply Management. Segundo o relatório mais recente do ISM, a proporção de fabricantes segundo os quais seus custos de insumos aumentaram no mês passado está perto da máxima pós-2008.CEOs dizem que são capazes de aumentar os próprios preços em resposta, sem assustar os clientes. Uma combinação de estímulo da pandemia e poupança forçada devido às restrições deixou as famílias americanas cheias de dinheiro, pelo menos no conjunto.

‘Muito sólida’

A fabricante de eletrodomésticos Whirlpool está subindo os preços entre 5% e 12%, que estarão quase todos em vigor até o fim do segundo trimestre, de acordo com o diretor financeiro, Jim Peters.“Os custos das matérias-primas ainda estão aumentando” e provavelmente continuarão subindo até o terceiro trimestre, disse Peters em entrevista. A empresa tem conseguido repassar esses custos, disse. “No momento, a demanda é muito sólida na construção de novas casas, reformas, nas substituições, todas as áreas estão muito fortes.”

A vacinação deve elevar a demanda – e potencialmente os preços – em áreas como viagens, hospitalidade e eventos. Isso já é observado na indústria do turismo. Depois de um ano dentro de casa, os americanos correm para reservar viagens de verão, o que elevou os preços do aluguel de carros, com um salto de quase 20% no primeiro trimestre, e de casas de veraneio.

Pode levar um pouco mais de tempo para que viajantes corporativos voltem a voar. O CEO da United Airlines, Scott Kirby, disse em teleconferência de 20 de abril que a demanda por viagens de negócios deve aumentar com a reabertura de escolas.

“Precisamos das pessoas de volta aos prédios de escritórios, o que acho que provavelmente começa no outono”, disse Kirby, acrescentando que esse movimento permitiria retomar as viagens de negócios.

 

Fonte: Finanças Yahoo!

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