CESVI Brasil explica como conservar o veículo parado

Especialista mostra a importância de alguns cuidados para manter a vida útil dos automóveis, principalmente os mais antigos

São Paulo, 08 abril de 2020 – Neste momento de isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) orienta sobre cuidados para evitar danos em automóveis parados na garagem, como poupar a bateria, manter os pneus calibrados e tanque abastecido, entre outros.

“Os carros mais antigos precisam de uma atenção maior, porque exigem manutenção mais frequentemente. O desgaste da bateria torna-se o ponto mais sensível nessas situações”, completa Pedro Alves, analista técnico da área de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro.

• Limpeza interna: com um pano úmido, tire a poeira do painel e, até mesmo, o acúmulo de sujeira entre os bancos. Assim, dificulta-se a entrada de insetos.

• Limpeza externa: é importante para preservar a pintura do veículo. Utilize sabão neutro e certifique-se de que removeu por completo todo o sabão aplicado na carroceria. Em seguida, passe um pano de microfibra para não aranhar a pintura.

• Bateria: não é recomendável apenas ligar o carro na garagem. O ideal é movimentar o automóvel como um todo, porque todas as peças do conjunto serão movimentadas e trabalhadas ao mesmo tempo.

Atenção:

• Se a bateria tem predisposição de descarregar e fica muito tempo desligada, nessa situação, ficará danificada por completo.

• Outra dica é não acionar o alarme, se o veículo estiver em um lugar seguro. Esse tipo de acessório consome carga de bateria, mesmo que seja mínimo.

• Conjunto: rode com o carro, no mínimo uma vez por semana, por 20 minutos. Dessa forma, poupa-se seu desgaste e de diversas peças que compõe o veículo, como: mangueiras, líquido de arrefecimento, óleo, entre outras.

• Abastecimento: quando a gasolina fica muito tempo parada pode perder a sua proporção, principalmente, se o veículo ficar exposto ao sol, enquanto o etanol tem durabilidade de resistência um pouco maior na sua octanagem. Orienta-se não deixar o veículo com o tanque muito cheio. Assim, o combustível não perde muito a sua proporção e não entupirá os bicos, por exemplo.

• Pneus: o ideal é ultrapassar a calibragem em 20% a 30% do usual de cada veículo. Assim, se os pneus costumam rodar com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 libras a 40 libras. Dessa forma, vão demorar um pouco mais para murchar, outra dica importante é movimentar o veículo na garagem se houver espaço, dessa forma não cria um acúmulo de peso em uma só posição dos pneus.

• Proteção: Colocar capa no veículo nem sempre é a melhor forma de conservar a pintura. Mas, nesses casos, a dica é comprar um produto feito de materiais de qualidade e de marcas reconhecidas. É preferível deixar o veículo na sombra para que não ocorra desgaste da capa exposta ao sol.

Sobre o CESVI BRASIL

Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) uma empresa do Grupo Solera, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária, veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos.

Para conhecer as atividades do CESVI, acesse http://www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter, Facebook, e YouTube em: http://www.twitter.com/cesvibrasilhttp://www.facebook.com/cesvibrasilhttp://www.youtube.com/user/cesvibrasil. Mais informações sobre reparação automotiva também podem ser acessadas no blog: http://www.clubedasoficinas.com.br

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