Como o coronavírus afeta as taxas de seguro de veículo
Fique por dentro das determinações dadas pelos decretos em relação às quarentenas e para saber como proceder com as taxas de seguro de veículo
Com as determinações dadas pelos decretos estaduais e municipais de quarentena e outras restrições de viagem implementadas para combater o coronavírus, o volume de trânsito diminuiu drasticamente. Para saber mais sobre como isso influenciará as taxas de seguro de veículo, continue lendo.
Como ficam as taxas de seguro de veículo durante a pandemia
Já vimos que os preços da gasolina podem cair devido em parte à queda na demanda, mas e as taxas de seguro de veículo? As pessoas que agora estão dirigindo menos podem ter uma folga nas taxas de seguro de veículo? A resposta é: isso depende principalmente do tipo de seguro que você possui e da disposição de sua companhia de seguros.
Assim, existem também algumas advertências para quem pensa em suspender sua cobertura.
Seguradoras que emitem reembolsos
Tomando uma posição mais proativa, há seguradoras que já anunciaram que poderão trabalhar com a margem de até 15% de reembolso no seguro de veículo para seus segurados. Assim, alguns descontos estão sendo aplicados aos pagamentos de abril e maio.
Como as taxas são definidas
Quando um motorista se inscreve no seguro, o fornecedor normalmente pergunta quantos quilômetros por ano dirige. Desta forma, algumas das tarifas podem diminuir automaticamente, isso porque alguns motoristas têm seguro com base no uso.
Outras seguradoras que oferecem esse tipo de seguro, podem alterar as tarifas no momento da renovação em resposta. Porém, isso pode não acontecer com todos. A maioria dos motoristas terá que pedir uma pausa. Que não possui seguro com base em quilometragem precisará ser mais proativo.
Desta forma, informe à sua companhia de seguros o quanto você reduziu sua direção. Os motoristas também podem considerar a eliminação de coberturas opcionais, como de aluguel de carros e assistência na estrada, como forma de reduzir suas taxas.
As reguladoras, no entanto, podem levar às companhias de seguros a agir mais rapidamente. Algumas federações internacionais já propuseram que as seguradoras ofereçam descontos. Assim, esses motoristas segurados devem receber o que chamam de “pagamentos compensados”, enquanto as restrições sobre o coronavírus permanecerem em vigor.
Cuidados
Os motoristas que têm um carro que não estão dirigindo durante esse período, podem ficar tentados a suspender completamente sua cobertura de seguro. Isso pode ser uma jogada arriscada.
Vá ao encontro de sua seguradora. Os motoristas que enfrentam dificuldades financeiras devido à perda de renda, devem explorar a opção de como é possível adiar pagamentos. Algumas anunciaram que podem permitir que os clientes adiem dois pagamentos consecutivos sem penalidade.
FONTE: Diário Prime