Novo Nissan Kicks 2022 estreia sem aumento de preço; veja versões e equipamentos
SUV chega reestilizado e com novos nomes para as versões, além de itens inéditos
Lançado no Brasil antes de qualquer lugar no mundo, durante as Olímpiadas do Rio de Janeiro em 2016, o Nissan Kicks logo se tornou o principal produto da marca por aqui. Com boa recepção do público, logo passou a figurar entre os mais vendidos de categoria.
Para manter-se competitivo, o modelo agora recebe sua primeira atualização na linha 2022 e traz, além do visual remodelado, novos nomes para as versões e equipamentos inéditos. A melhor notícia, porém, é que os preços foram mantidos – um alento em meio a tantos aumentos que temos visto nos carros 0 km atualmente.
Seguindo as nomenclaturas lançadas pelo novo Versa, o Kicks 2022 chega com as seguintes versões: Sense, Advance e Exclusive no lugar das antigas S, SV e SL, respectivamente, sendo que a de topo ainda pode receber o Pack Tech – pacote opcional com novos dispositivos de assistência à condução. Os preços variam de R$ 90.390 a R$ 116.390 (+ R$ 3.500 pelo Pack Tech). A Sense está disponível com câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT com simulação de 6 relações, enquanto as demais são sempre com a caixa CVT. O motor também não muda: 1.6 aspirado de 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque.
Apesar de não mexer no powertrain, a Nissan alterou alguns pontos de fixação da suspensão traseira e da direção, deixando o carro mais “na mão” – ainda que a dirigibilidade já fosse muito próxima de um hatch. A marca também adotou um para-brisa acústico para reduzir o ruído do motor na cabine, especialmente em acelerações e retomadas. Para completar, os pneus foram trocados por um conjunto com maior coeficiente de atrito, o que reduziu o espaço de frenagem. O tanque, porém, continua pequeno: 41 litros, que rende baixa autonomia com etanol.
A principal novidade fica por conta do estilo, mas sem perder a identidade nem a harmonia do conjunto. Na dianteira, o Kicks afilou os faróis (que passam a ser full-LED na versão Exclusive, incluindo as luzes de neblina) e ganhou uma grade mais robusta, além do para-choque redesenhado.
Atrás, as lanternas têm novo arranjo interno de luzes (também em LED) e passam a ser interligadas por uma barra vermelha reflexiva com o logo da Nissan no centro. O teto continua a oferecer pintura em tom diferente da carroceria (versão Exclusive) e recebe uma nova antena do tipo barbatana de turbarão. A versão de topo ainda estreia rodas com novo desenho, mantendo o aro 17″.
Ficha técnica: Nissan Kicks 2022
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, duplo comando variável na admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 114 cv a 5.600 rpm; Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | manual de 5 marchas ou automática CVT com simulação de 6 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | aço aro 16″ ou liga leve aro 16″ com pneus 205/60; liga leve aro 17″ com pneus 205/55 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP |
PESO | de 1.104 kg a 1.139 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.310 mm, largura 1.760 mm, altura 1.590 mm, entre-eixos 2.610 mm; altura livre do solo 200 mm |
CAPACIDADES | tanque 41 litros; porta-malas 432 litros; carga útil 411 kg |