O tipo de blindagem mais tradicional, 3A

O tipo de blindagem mais tradicional e consequentemente, mais aplicado em veículos de passeio no país, é o de blindagem nível 3A ou blindagem nível III-A.

Por ser a blindagem de maior nível de proteção autorizada pelo Exército Brasileiro para o uso civil, a blindagem nível 3-A é a preferida dos proprietários que desejam blindar seus veículos.

Apesar das variações dos projetos de blindagem encontradas no mercado, muito em face da ausência de uma regulamentação ou normativa que balize os projetos de blindagem automotiva, basicamente a blindagem de nível 3-A é composta pelos vidros com propriedades balísticas (vidros blindados), mantas de aramida com propriedades de contenção balística e aço em pontos estratégicos como elemento de sobreposição (overlaps).

É importante que o proprietário de um veículo blindado esteja ciente sobre os cuidados, não só de manuseio, mas principalmente, daqueles relacionados à segurança dos ocupantes. É comum encontrarmos proprietários de veículos blindados preocupados muito mais com os itens de conforto, do que com os itens de segurança. Como sempre temos reforçado aqui no PORTAL BLINDADOS, um veículo blindado não é um veículo comum, pois foi bastante modificado, exigindo inclusive a alteração de seu CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, após a execução de duas modalidades de vistorias, em postos do INMETRO e DETRAN.

A blindagem nível III-A resiste a disparos de pistolas e submetralhadoras de 9mm, e de Revólveres do tipo Magnum .44, sendo muitas vezes confundida com a blindagem nível III, que resiste a projéteis de fuzis do tipo M16, AR15, AK47, FAL 7.62 e que necessita de concessão e autorização especiais para a sua utilização. Na blindagem nível III, a proteção é efetuada através do uso intenso de aço e vidros especiais que limitam a sua aplicação a veículos com estrutura robusta e motorização bastante potente, devido ao alto peso agregado pela blindagem.

Para saber mais sobre a blindagem nível III-A, acesse também nossas matérias sobre os tipos de blindagem existentes, peso agregado em uma blindagem e até sobre quanto custa blindar um veículo.

Fonte: Portal Blindados

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.