Fitch afirma ratings da Localiza e eleva o da Unidas

Fitch afirma ratings da Localiza e eleva o da Unidas

Análise da Fitch Ratings traduzida do inglês

A Fitch Ratings afirmou hoje os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) em Moedas Local ‘BB+’ e Estrangeira ‘BB’ da Localiza Rent a Car S.A. (Localiza) e o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da companhia, de sua subsidiária integral Localiza Fleet S.A. (Localiza Fleet) e de suas emissões de debêntures. Ao mesmo tempo, a agência removeu a Observação Positiva e elevou o Rating Nacional de Longo Prazo da Companhia de Locação das Américas – Locamérica e de sua subsidiária integral Unidas S.A. (Unidas), coletivamente Unidas, para ‘AAA(bra)’, de ‘AA+(bra)’. A Perspectiva dos ratings corporativos é Estável.

As ações de rating acompanham a conclusão da combinação dos negócios da Localiza e da Unidas (agora, coletivamente, Localiza), respectivamente a maior e a segunda maior locadora de veículos e frotas do Brasil. O evento fortaleceu a posição de mercado da entidade combinada, que se beneficiará de sinergias. Os ratings também refletem o resiliente desempenho operacional de ambas as empresas ao longo dos ciclos econômicos e de um grupo com sólida estrutura de capital e forte posição de liquidez. O Teto-país do Brasil, ‘BB’, limita o IDR em Moeda Estrangeira da Localiza.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING
Sólida Liderança de Mercado:

A combinação dos negócios, por meio de incorporação das ações da Unidas pela Localiza, fortaleceu ainda mais a liderança da Localiza e seu destaque no setor de locação de veículos e frotas do Brasil. A posição da companhia é sustentada por sua agora ainda maior escala, comprovada experiência operacional, presença nacional e forte operação de venda de carros usados.

 

Em março de 2022, a frota da Localiza e da Unidas totalizava 494.656 veículos, dos quais 294.587 se destinavam a rent-a-car (RaC) e 197.069 a gestão de frotas (GTF), e garantia à entidade combinada uma confortável liderança em ambos os mercados. Como resultado, cresce seu poder de barganha junto às montadoras e os ganhos relacionados a economias de escala. Ao final de 2022 e 2023, a frota própria da Localiza deve totalizar cerca de 524 mil (já excluindo os 49 mil veículos da carve-out) e 559 mil veículos, respectivamente.

Forte Desempenho Operacional:

O cenário de rating apresenta robusto EBITDA consolidado, com base em crescimento orgânico moderado e melhores margens. A saudável dinâmica da demanda deve continuar permitindo reajustes tarifários, o que é crucial para enfrentar a inflação de custos, preços mais altos de compra de ativos e aumento do custo de capital. A Localiza deve atingir receita líquida consolidada de BRL21,6 bilhões e EBITDA de BRL7,8 bilhões (margem de 36%) em 2022 e respectivos BRL28,5 bilhões e BRL8,5 bilhões (margem de 30%) em 2023, de pro forma (Localiza mais Unidas) BRL17,5 bilhões e BRL6,4 bilhões (margem de 36%) no período de 12 meses encerrado em março de 2022. O EBITDA projetado considera margens menores na venda de ativos.

Alavancagem Moderada:

A expansão das margens de RaC e GTF, que resulta em maior retorno sobre o capital investido (ROIC) e em spread de ROIC sobre o custo da dívida em linha com o histórico da empresa, deve permitir à Localiza enfrentar as altas taxas de juros e a inflação de ativos, conciliando aumento e renovação da frota com moderada alavancagem financeira. A alavancagem líquida consolidada (excluindo-se os efeitos do IFRS-16), medida por dívida líquida/EBITDA, deve ficar entre 2,5 e 3,0 vezes no horizonte do rating, ante a média da Localiza de 2,7 vezes nos últimos três anos.

FCF Administrável:

A natureza intensiva em capital do setor de locação, que demanda investimentos consideráveis e regulares para aumento e renovação de frota, pressiona o fluxo de caixa. O fluxo de caixa livre (FCF) deve permanecer negativo em BRL4,3 bilhões, em média, de 2022 a 2024. Pressionado pelos investimentos anuais para expansão, de BRL4,5 bilhões, em média. Os recursos das operações (FFO) e o fluxo de caixa das operações (CFFO) devem ser, em média, de BRL900 milhões e BRL1 bilhão, respectivamente, no mesmo período. A empresa tem capacidade de adiar a renovação da frota e de reduzir os investimentos em expansão, se necessário.

Vínculo entre Controladora e Subsidiária:

Os ratings da Localiza Fleet, da Locamérica e da Unidas refletem o forte incentivo da Localiza para prestar-lhes suporte, de acordo com a Metodologia de Vínculo Entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias, que equaliza os ratings das quatro. As subsidiárias operarão sob marca comum e comporão um ecossistema sinérgico de locação de veículos, beneficiando-se de maior poder de barganha para compra e venda de veículos e negociação com clientes. A Localiza também garante 100% da dívida da Localiza Fleet.

SENSIBILIDADE DOS RATINGS
Fatores que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a uma Ação de Rating Positiva/Elevação:

— Uma ação positiva no IDR em Moeda Estrangeira da Localiza depende de uma elevação do Teto-país do Brasil;

— Uma elevação do IDR em Moeda Local da empresa depende de fortalecimento adicional de seu perfil de negócios e/ou de índices consolidados de alavancagem mais conservadores, com dívida líquida/EBITDA passando a 2,0 vezes, em base recorrente;

— O Rating Nacional de Longo Prazo não pode ser elevado por estar no topo da escala.

Fatores que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:

— Incapacidade de preservar liquidez e de acessar captação adequada de dívida;

— Queda prolongada da demanda, associada à incapacidade da empresa de ajustar a operação, levando a uma queda maior que a esperada no fluxo de caixa operacional;

— Aumento da alavancagem total para mais de 4,5 vezes e da alavancagem líquida para mais de 3,5 vezes, em bases regulares;

— Um rebaixamento do Teto-país do Brasil pode resultar em ação de rating negativa no IDR em Moeda Estrangeira da Localiza.

Melhores e Piores Cenários de Rating

Os ratings de crédito em escala internacional de Empresas Não Financeiras têm o melhor cenário de elevação (definido como o 99º percentil de transições de ratings, medido em uma direção positiva) de três graus ao longo de um horizonte de rating de três anos; e o pior cenário de rebaixamento (definido como o 99º percentil de transições de ratings, medido em uma direção negativa) de quatro graus ao longo de três anos.

A faixa completa de melhores e piores cenários de ratings de crédito para todas as categorias de rating varia de ‘AAA’ a ‘D’. Os melhores e piores cenários de ratings de crédito se baseiam no histórico de desempenho. Informações adicionais sobre a metodologia utilizada para determinar os melhores e piores cenários de rating específicos do setor estão disponíveis em https://www.fitchratings.com/site/re/10111579

PRINCIPAIS PREMISSAS

As Principais Premissas da Fitch para o Cenário de Rating da Localiza Incluem:

— Aumento da frota total em torno de 7% nos próximos três anos;

— Tíquete médio para RaC aumentando 19% em 2022 e 4% em 2023;

— Tíquete médio para GTF aumentando 10% em 2022 e 6% em 2023;

— Investimentos líquidos em torno de BRL5,7 bilhões em 2022–2023;

— Distribuição de dividendos em torno de 25% ao longo do horizonte de rating.

RESUMO DA ANÁLISE

Em comparação com a Localiza, a Simpar S.A. (Simpar, IDRs em Moedas Estrangeira e Local BB/Estável) tem menor escala nos negócios de GTF e RaC e perfil financeiro mais fraco — com alavancagem mais elevada e FCF mais pressionado. Por outro lado, apresenta carteira de negócios mais diversificada, com operações em logística e locação de veículos pesados. Em comparação com a Ouro Verde Locação e Serviço S.A. (Ouro Verde, IDRs em Moedas Estrangeira e Local BB-/Estável), a Localiza tem um perfil de negócios muito mais forte, maior liquidez, melhor acesso ao mercado de crédito e alavancagem mais baixa.

Se comparada à Cemex S.A.B. de CV (IDRs BB+/Estável), a Localiza possui perfil de negócios mais diversificado, maior rentabilidade, geração de fluxo de caixa menos volátil e base de ativos mais líquida/negociável. Por outro lado, a Cemex possui maior escala, histórico de geração fluxo de caixa positivo e alavancagem relativamente semelhante no horizonte do rating.

Referências para fontes altamente relevantes citadas entre os principais fundamentos dos ratings

As principais fontes de informação utilizadas na análise estão descritas nas Metodologias Aplicadas listadas abaixo.

CONSIDERAÇÕES DE ESG

Salvo disposição em contrário divulgada nesta seção, o Score de Relevância de Crédito Ambiental, Social e de Governança (ESG) é ‘3’. Isto significa que as questões de ESG são neutras ou têm impacto mínimo sobre o crédito da instituição, seja devido à sua natureza, ou à maneira como estão sendo por ela administradas.

Para mais informações sobre os Scores de Relevância de ESG da Fitch, acesse www.fitchratings.com/esg

Resumo dos ajustes das demonstrações financeiras

— Os investimentos em crescimento foram movidos do CFO para o fluxo de caixa de investimentos;

— Os efeitos das normas do IFRS-16 foram revertidos;

— Investimentos financiados por obrigações a pagar de montadoras afetando o FCF, mas não o FFO.

LIQUIDEZ E ESTRUTURA DA DÍVIDA

Robusto Perfil de Liquidez

A robusta liquidez da Localiza, o amplo acesso a diferentes fontes de captação e o histórico de gestão proativa de passivos são fundamentais para o crédito, com o caixa cobrindo a dívida de curto prazo da empresa em mais de 3,0 vezes, em média, nos últimos três anos. O esperado FCF negativo do grupo, resultado de seu crescimento e da renovação da frota, deve ser financiado por uma combinação de caixa e emissão adicional de dívida, no cenário de rating.

Em março de 2022, em base pro forma, Localiza e Unidas possuíam BRL7,9 bilhões em caixa e aplicações financeiras e BRL24,9 bilhões de dívida total, sendo BRL3,4 bilhões com vencimento a curto prazo. A flexibilidade financeira da Localiza é reforçada por sua capacidade de adiar investimentos em crescimento para se ajustar ao ciclo econômico, se necessário, e pelo número considerável de ativos não onerados do grupo, com valor contábil de frota superior à dívida líquida.

PERFIL DO EMISSOR

A Localiza é a maior locadora de veículos do Brasil, tanto em tamanho de frota quanto em receita. A empresa opera nos segmentos de locação de veículos e de frotas e na venda de veículos usados. Além de controlar integralmente a Localiza Fleet, a Locamérica e a Unidas. Entre outras empresas operacionais não classificadas.

INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:

A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.

As informações utilizadas nesta análise são provenientes da Localiza Rent a Car S.A., da Localiza Fleet S.A., da Companhia de Locação das Américas – Locamérica e Unidas S.A.

A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, Nesse caso incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.

Histórico dos Ratings:

Localiza Rent a Car S.A.

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 22 de dezembro de 2010.

Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 18 de agosto de 2021.

Localiza Fleet S.A.:

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 2 de agosto de 2018.

Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 18 de agosto de 2021.

Companhia de Locação das Américas – Locamérica e Unidas S.A.:

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 8 de junho de 2010.

Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 27 de agosto de 2021.

A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas. E o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.

Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.

A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em ‘www.fitchratings.com/brasil’.

Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.

Informações adicionais estão disponíveis em ‘www.fitchratings.com‘ e em ‘www.fitchratings.com/brasil‘.

A Fitch Ratings Brasil Ltda., ou partes a ela relacionadas, pode ter fornecido outros serviços à entidade classificada no período de 12 meses que antecede esta ação de rating de crédito. A lista de outros serviços prestados às entidades classificadas está disponível em https://www.fitchratings.com/pt/region/brazil/exigencias-regulatorias/outros-servicos. A prestação deste serviço não configura, em nossa opinião, conflito de interesses em face da classificação de risco de crédito.

A Fitch Ratings foi paga para determinar cada rating de crédito listado neste relatório de classificação de risco de crédito pelo devedor ou emissor classificado. Isso por uma parte relacionada que não seja o devedor ou o emissor classificado, pelo patrocinador (“sponsor”), subscritor (“underwriter”). Ou o depositante do instrumento, título ou valor mobiliário que está sendo avaliado.

Metodologia Aplicada e Pesquisa Relacionada:

— Metodologia de Ratings Corporativos (15 de outubro de 2021);

— Vínculo Entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias (1 de dezembro de 2021);

— Metodologia de Ratings em Escala Nacional (22 de dezembro de 2020).

Fonte:  Fitch Ratings

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.