Locadoras de veículos: avaliação mostra as melhores; segurança das crianças ainda é problema

As locadoras de automóveis estão em período de expansão no país. A associação de defesa do consumidor Proteste resolveu, por isso, avaliar as empresas deste segmento.

A organização analisou esse serviço pela primeira vez em 2015, porém os resultados não foram satisfatórios. Agora, foi feito um novo estudo para observar se houve melhoras, principalmente em relação à segurança, mas também de olho em outros serviços.

Ainda em 2015, a associação verificou que além das empresas não ofertarem carros com os itens de segurança de série, sistema de freios ABS e airbag duplo frontal, era difícil alugar dispositivos de retenção infantil.

Na atual pesquisa, as seis maiores locadoras do país foram analisadas: Alamo, Avis, Budget, Localiza Hertz, Movida e Unidas, para as cinco capitais brasileiras com maior número de pontos de locação, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e Salvador.

Critérios de Avaliação
Os termos e condições de locação foram o único indício positivo das atuais mudanças, uma evolução dos serviços prestados. Os detalhes da modalidade de contratação são bem explicados e facilmente acessíveis por meio da internet. Porém, na Alamo foi encontrada a informação sobre a política de motoristas adicionais disponíveis apenas na língua inglesa.

No quesito segurança, as locadoras Alamo, Movida e Unidas foram as únicas a oferecerem todos os veículos de sua frota com os itens de segurança de série incluídos desde as categorias básicas até as de luxo. As resoluções 311 e 312, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2009, ditam que todo modelo nacional e importado, saído de fabrica a partir 2014, deverão ter equipamentos básicos de segurança, como freios ABS e airbags frontais.

Na locadora Localiza Hertz, são três as categorias sem os itens obrigatórios de série. Nela, só os carros pertencentes às categorias denominadas como Intermediária e Luxo possuíam os itens de segurança reforçados de serie, em 2015. Já na Avis e Budget, apenas duas de suas dez e onze categorias, respectivamente, não apresentam os itens reforçados da série em seus carros.

Vale destacar que em 2015 a locadora Avis só contava com duas categorias que incluíssem esses itens de segurança. A política de tarifas praticadas é de diárias de 24 horas consecutivas, que podem variar conforme a categoria do carro e local.

Proteção infantil
A Proteste verificou que existe uma carência de serviços de segurança de modo geral, inclusive para aluguel de dispositivos de retenção para crianças, como bebês-conforto e cadeirinhas. As locadoras Alamo, Localiza Hertz, Movida e Unidas não garantem o serviço pelo site. Para isso é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento para verificar sua disponibilidade.

Além disso, as locadoras Avis e Budget não oferecem a possibilidade de aluguel de todos os tipos de dispositivos especiais de retenção a seus clientes, independente da localidade que estejam. E a possibilidade de locação do assento de elevação também não foi identificada aos clientes da locadora Budget que desejassem retirar o veículo em algumas cidades avaliadas.

Porém, há irregularidade na contratação de proteção adicional ao veículo. As locadoras Movida e Unidas exigem uma autorização prévia no cartão de crédito, a quem não optar pela proteção ao veículo, o que é considerada uma prática abusiva. Já a Localiza Hertz não oferece cobertura contra danos aos ocupantes.

Alerta
Após o estudo, a Proteste acionou as autoridades de trânsito para que obriguem todos os veículos destinados à locação a terem airbag duplo frontal e freios ABS, a fim de evitar e reduzir riscos de acidentes com seus clientes. A garantia de produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança e desempenho é um dos princípios do CDC.

Fonte: Diário do Grande ABC | Automóveis  – Da Redação – Do Garagem360

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.