Locamerica vai usar marca Unidas em toda a rede
A Locamerica vai adotar a marca Unidas a partir de 5 de setembro próximo, último passo da integração das duas companhias que se juntaram em dezembro do ano passado em uma fusão de R$ 990 milhões.
“Fizemos um amplo estudo de consultorias de marca e chegamos à conclusão que Unidas é a marca mais forte”, afirmou o executivo a jornalistas nesta terça-feira, falando sobre a unificação das operações das duas redes.
O presidente da Locamerica disse que companhia vai ampliar neste segundo semestre os investimentos em marketing, com uma campanha mais ampla para o varejo. “Antes, as duas empresas não tinham escala para um investimento maior [de marketing] no varejo. Agora vamos aumentar nossa exposição”, disse Porto, sem detalhar ainda a verba que vai usar em propaganda.
O executivo disse que a maior exposição da marca será um dos fatores que levarão a companhia a crescer mais que a média do mercado de locação de veículos e, assim, conquistar participação de mercado. “Também vamos investir na experiência do cliente, nas lojas”, afirmou, citando medidas para melhor aplicativos e sistemas de atendimento.
Porto reiterou que a companhia pretende absorver este ano R$ 50 milhões de ganhos operacionais por meio da integração com a Unidas, que será concluída até dezembro.
Segundo a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), o setor cresceu 12,3% em faturamento bruto em 2017 ante 2016, atingindo de R$ 15,5 bilhões em vendas. A entidade diz haver 11,5 mil locadoras no país, que possuem uma frota de 700 mil carros, sendo cerca de 50% pertencentes aos três grupos líderes — Localiza, Locamerica-Unidas e Movida.
Porto disse ainda existe muito espaço para consolidação nesse setor e que o ambiente macro-econômico está mais positivo, passados eventos não positivos como a greve doscaminhoneiros e a Copa do Mundo.
A Locamerica fechou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 48 milhões, quase cinco vezes (390%) o ganho líquido de R$ 9,8 milhões em igual período de 2017. A receita líquida total somou R$ 770,3 milhões entre abril e junho deste ano, importância 256% acima dos R$ 216,5 milhões apurada em igual intervalo do ano passado.
A receita com locação foi de R$ 125,7 milhões, crescimento de 22% na comparação anual. A companhia teve ainda receita líquida de R$ 253,2 milhões com gestão de frotas de abril a junho, aumento de 149% na comparação anual, e R$ 391,4 milhões na revenda de seminovos, avanço de 241%, na comparação anual.
A Locamerica fechou junho com uma frota de 108,3 mil carros e uma rede de 218 agências de locação de carros e mais 81 lojas de seminovos.