Operação da Unidas cresce 70% para atender a safra de cana 2023-2024
A produção de cana-de-açúcar na safra 2022/2023 está estimada em 610,1 milhões de toneladas, crescimento de 6,5% em relação à temporada de 2021/2022, segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O bom desempenho do setor sucroalcooleiro se reflete nos negócios da Unidas, uma das maiores locadoras do país. Em relação a última safra, a atuação da companhia cresceu 70% em volume de toneladas transportadas, alcançando 10 mil toneladas no período. Isso implicou em 37% a mais de colaboradores envolvidos na operação, somando mais de 1.000 pessoas. Os veículos locados para os produtores do setor também aumentaram em 40%, chegando a mais de 500 maquinários.
Atualmente, a Unidas opera diretamente no transporte em usinas tais como Santa Luzia (USL), Eldorado (UEL), no Mato Grosso do Sul, e Conquista do Pontal, em São Paulo – do grupo Atvos; e a BP Bunge Bioenergia, em Itumbiara (GO).
“Somos líderes no segmento de cana de açúcar por oferecermos uma plataforma full service, que abrange veículos, inteligência logística, manutenção, motoristas e operadores, entre outros serviços. O setor sucroalcooleiro está entre os três principais segmentos do agronegócio atendidos pela nossa companhia”, afirma Alexandre Rodrigues, diretor executivo de Operações da Unidas.
“Os produtores reconhecem cada vez mais as vantagens da locação e da gestão de frotas no campo, em vez de imobilizar o capital em veículos e equipamentos bem caros e ainda precisarem fazer a gestão dos serviços de transporte”, acrescenta.
Expertise de mercado
A Unidas atua no sucroalcooleiro há décadas, acumulando uma longa expertise no mercado. A experiência é altamente relevante neste setor, uma vez que a safra de cana de açúcar tem uma longa duração (média de oito meses por ano), com operação de transporte 24 horas por dia, sete dias na semana. Dividida em três turnos de trabalho, a operação consiste nas premissas de ciclos de carregamento em campo, tempo de transporte (trajeto entre fazenda e usinas) e tempo de descarga na usina.
Neste mercado, a companhia atua com locação de cavalos mecânicos e conjuntos, destinados ao transporte de cana de açúcar, e também com operações drop & hook (semi-reboque em operação, sem o cavalo mecânico) entre o ponto de colheita e a usina.
O transporte de cana é integralmente feito por meio da malha rodoviária, com caminhões tipo treminhão ou rodotrem, que são rastreados e têm inteligência embarcada, com câmera on board, ponto mobile com tablet dentro do caminhão e telemetria.
No entanto, o grande diferencial da empresa é o modelo de gestão, baseado em padrões, rotinas e indicadores de desempenho com foco em segurança e excelência operacional, como destaca Alexandre Rodrigues: “Ao locar os equipamentos, nossos clientes não precisam se preocupar com os processos burocráticos desse tipo de transporte. Além dos veículos e equipamentos, oferecemos a vantagem da manutenção preventiva e corretiva das frotas e treinamento periódico da mão de obra”.
As operações de cana são as que mais envolvem mão de obra dentro das operações da companhia, revela o gerente. “Em cada operação, a Unidas tem no mínimo, 200 pessoas operando; é um negócio com muitas particularidades, e por isso, os profissionais precisam ser qualificados, com conhecimento técnico para o transporte seguro da cana de açúcar”.
Fonte: Kadygia Ferreira (Unidas)