BRQ investe R$ 1,3 mi em plataforma para locadoras de carros
Sim, uma empresa de serviços de tecnologia da informação está investindo em um app de aluguel de carros: na Easy Carros
No caso, estamos falando da BRQ Digital Solutions, que atua há 29 anos no mercado brasileiro. Em seu primeiro investimento do ano, a companhia injetou R$ 1,3 milhão na Easy Carros, que ajuda pequenas e médias locadoras a serem mais competitivas e digitais.
O investimento foi feito por meio do Innovation Hub, centro de inovação da BRQ criado em 2016 para acelerar a inovação de clientes e áreas de negócios a partir de aportes, parcerias e intraempreendedorismo. O foco do centro de inovação está em empresas B2B e software as a service (SaaS) que já têm clientes, mas estão no estágio seed, com uma atenção especial para as fintechs e insurtechs.
“Toda essa tecnologia traz diferentes oportunidades para os nossos clientes, incluindo na parte financeira e automobilística”, explica Armandina, em entrevista ao Startups. A executiva enxerga oportunidades de cross sell entre outras startups do portfólio para adicionar ainda mais valor ao ecossistema BRQ. No mercado desde 2015, a Easy Carros possui mais de 300 mil veículos à venda para locadoras ampliarem sua frota.
Para Fernando Saddi, fundador e presidente da Easy Carros, a BRQ aportou muito mais do que capital financeiro. “Ela nos permite fortalecer nosso posicionamento como líder no segmento SaaS para locadoras e se conectar a um ecossistema de soluções para nossos clientes”, afirma. De acordo com Fernando, a startup utilizará os recursos para investir em novos negócios, a fim de gerar novas oportunidades para as locadoras aumentarem a receita.
Como a BRQ trabalha com startups
O Innovation Hub planeja expandir seu portfólio ainda este ano, investindo em novas startups. De acordo com Armandina, a unidade está em com 3 empresas no pipeline. Além de oportunidades de aproximação com os clientes da BRQ e cross sell com outras empresas do portfólio, as investidas têm possibilidade de internacionalizar as operações, já que a companhia tem operações nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, entre outros países.
Ao longo de sua trajetória, o Innovation Hub já investiu em empresas como a Payface, solução de pagamento instantâneo utilizando a face, a iUPay, fintech de soluções de pagamentos, e Legalbot, serviço em nuvem focado em regulação para área de compliance, entre outras.
A companhia também é produtora de novos negócios. Do Innovation Hub já saíram 3 spin-offs a Inspectos, solução para auto inspeção e vistoria digital, a Workfacilit, plataforma no-code/low-code que ajuda empresas a acelerar a digitalização dos seus processos de negócio, e a Team Care, que ainda está em fase de concretização.
“As spin-offs são um projeto interno desafiador, mas que está dando muito certo”, analisa Armandina. A liderança dessas empresas é formada por ex-funcionários da BRQ que são desligados da empresa-mãe e viram sócios da nova startup.