Carro seminovo de locadora. Vale a pena comprar?
Financiamento, redução no valor e procedência são algumas das vantagens de se adquirir um carro seminovo de locadora
Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv, empresa americana de fintech, em 2021, aponta que a compra de um carro está entre os três primeiros sonhos de consumo dos brasileiros. Porém, com o alto valor cobrado pelas montadoras, a melhor opção tem sido os veículos seminovos. Mas vale a pena comprar um automóvel seminovo de uma locadora no lugar de um zero quilômetro? Segundo Sidney Galdeano, diretor da Reche Seminovos, sim!
Mas antes, é preciso entender a diferença entre um carro seminovo e um usado. O primeiro é um veículo de fabricação recente e com ‘baixa’ quilometragem. Já segundo, é de uma fabricação superior a 2/3 anos e com uma quilometragem elevada em decorrência do uso prolongado.
Carro seminovo de locadora
Ainda segundo Sidney, entre as vantagens de se adquirir um seminovo está o valor mais atrativo, afinal, o carro sofre cerca de 10% de depreciação após 1 ano de compra. “Além disso, o consumidor terá menos gastos com documentações – como IPVA E DPVAT – já que a maioria dos seminovos já vêm com essas documentações pagas”, comenta ele.
Outra vantagem, também, é que ao comprar um seminovo, o consumidor tem maior capacidade de negociar a forma de pagamento e o poder de escolha de modelos completos com acessórios e pacotes, algo que seria mais caros se fizessem parte de um modelo zero. “Atualmente, há muitas oportunidades para viabilizar a troca do usado e abater o valor na negociação do seminovo”, completa.
Baixos valores
Conforme o diretor da Reche Seminovos, entre as dúvidas mais frequentes está a questão do valor. Muitos se perguntam como é possível as locadoras que oferecem carros por assinatura e locação de frotas comercializarem seminovos até R$ 40 mil mais baratos. “Como adquirimos um grande volume de veículos de uma única vez, isso nos permite que as montadoras façam preços mais acessíveis. Quando realizamos a renovação das nossas frotas, anualmente, conseguimos repassá-los por valores abaixo do mercado”, explica ele.
Na Reche, por exemplo, os veículos passam por um criterioso processo de vistorias até chegar ao consumidor. E com todos os históricos de revisões e quilometragem real. “Ademais, o estoque de veículos é realmente novo. Por priorizar sempre a confiança dos clientes, não há comercialização de carros sem histórico. O compromisso da empresa é ajudar seus clientes a encontrarem um veículo com qualidade e de forma segura”, complementa.
Sidney destaca, também, que ao comprar um seminovo, deve-se levantar o máximo de informações sobre o veículo. Entre elas se em algum momento foram realizadas manutenções. “Por isso, é imprescindível solicitar o histórico de revisões ao consultor. Fazer o test drive também é muito importante para avaliar a performance do carro e verificar a quilometragem”.
Fonte: jornalfloripa.com.br
Carro seminovo de locadora