Modelo de contrato híbrido permite aluguel e compra de veículos
A compra de veículo programada é um modelo de contrato híbrido que oferece aos motoristas a possibilidade de aluguel ou venda. A proposta da startup Carflip funciona como uma locação por assinatura que, no futuro, pode facilitar a compra do veículo.
O modelo híbrido funciona da seguinte forma: o motorista escolhe um modelo e, inicialmente, assina um contrato de aluguel por assinatura. De acordo com a empresa, na sequência, o comprador pode realizar a compra do mesmo modelo a partir do sexto mês de uso na modalidade de aluguel.
“Além de se programar para adquirir o bem, a pessoa pode conhecer melhor o veículo que deseja ao passar por um período mais longo de aluguel por assinatura, sabendo que parte do valor pago irá retornar como uma entrada na hora da compra”, afirma J. R. Caporal, um dos fundadores da startup.
Os modelos estão disponíveis em uma rede com 100 concessionárias parceiras da empresa. Além disso, os veículos ainda recebem desconto através do programa de cashback da companhia.
Diferentes perfis, mesmo contrato híbrido
Segundo Caporal, o contrato híbrido também é direcionado para a parcela da população que deseja adquirir seu veículo, mas que está fora do mercado consumidor. Questões como restrições de crédito ou a alta taxa de juros dos financiamentos são alguns dos impeditivos.
Para os motoristas de aplicativo, a startup oferece condições específicas ofertadas, como a análise de crédito. De acordo com a empresa, o potencial de renda futura é um dos fatores analisados, tendo como base a importância do veículo como uma ferramenta de trabalho e as franquias de km adequadas a esta categoria. Além disso, também oferecem a possibilidade de pagamentos semanais.
Sobre a Carflip
Criada em setembro de 2021, a Carflip é uma locadora de veículos seminovos por assinatura socialmente inclusiva. Seu foco é dar às pessoas, recusadas pelo sistema financeiro, uma oportunidade de terem acesso a veículos por meio de pagamentos mensais e opção de compra. A companhia é controlada pela AutoAvaliar e pela Karvi. E tem como meta chegar a 2026 com uma frota de 25 mil automóveis circulando pelo País.
Fonte: mobilidade.estadao.com.br