Montadora de vans elétricas expande produção

Montadora de vans elétricas expande produção

Parar o furgão, dar a volta no furgão, encontrar o pacote e entregá-lo no endereço. No last mile, cada minuto faz a diferença na produtividade do entregador – e para criar a sua van elétrica, a startup Arrow Mobility levou isso em consideração. No mercado desde 2021, a proposta da montadora (e meio mobilitytech) não levou muito tempo para atrair interessados.

O principal deles foi o Mercado Livre, que até o momento foi o comprador de quase 100% da produção da empresa.

Entretanto, a companhia está pronta para dar seus próximos passos – e isso começou há poucos meses, com a inauguração da sua nova fábrica em Caxias do Sul, município na serra gaúcha que é um polo da indústria automotiva no estado. Em meio a gigantes como Marcopolo, a Arrow quer agora acelerar o seu ritmo de crescimento, indo além de seu principal cliente e atraindo novos players grandes do e-commerce.

Em conversa exclusiva com o Startups, o cofundador e CEO da companhia, Julio Balbinot Jr, revelou que a Arrow já está conduzindo testes com as suas vans com diversos outros players grandes do e-commerce nacional, mas não abriu nomes.

“Todas as empresas que comandam o e-commerce na América Latina estão testando conosco e observando como nossa van como uma possibilidade de ganhar produtividade e ganhar escala. Isso sem contar e o impacto positivo de imagem e sustentabilidade de ter um veículo elétrico”, avalia.

Com a nova planta fabril, com capacidade para montar até mil veículos anualmente, a companhia espera atender a demanda destes clientes em potencial a curto e médio prazo. Apesar de não abrir números de faturamento, o plano da Arrow é o de triplicar sua produção e receita nos próximos dois anos. E pretende duplicar nos dois seguintes.

Cada minuto conta

Voltando ao papo dos minutos em cada entrega, o que fez a van elétrica da Arrow atrair o Mercado Livre foi a sua inspiração nas delivery vans utilizadas em muitas empresas nos EUA. “É uma van walk-in, na qual o motorista sai do assento direto pro compartimento de carga e sai pela porta de trás. Isso reduz o tempo médio de entrega em um a dois minutos”, explica Julio.

De acordo com Marcelo Simon, também cofundador da companhia, esses minutos economizados são de grande valor em operações intensivas de entrega, como em grandes centros urbanos. “Uma van que entrega em média 100 pacotes em um dia, pode entregar 150, por exemplo”, ilustra.

O olhar dedicado para essa demanda foi reflexo de uma pivotada que a companhia fez em 2021. Incialmente concebida como uma consultoria de engenharia para empresas automotivas, aproveitando a mão-de-obra dispensada pelas montadoras da região durante a pandemia, a Arrow viu no e-commerce uma grande oportunidade de desenvolver um produto próprio.

Entretanto, apesar de ter as mentes para fazer o projeto, faltava o dinheiro.

“Colocamos o projeto debaixo do braço e fomos ao mercado. Nosso seed money foi um pedido da Unidas para 100 unidades, que depois foram alugadas pelo Mercado Livre“, explica Julio.

Atualmente, o acordo da Arrow com o ML ainda funciona através da locadora de veículos, o que segundo o CEO é uma prática padrão no last mile. Entretanto, o Mercado Livre tem sido um dos grandes “garotos-propaganda” da Arrow, divulgando de forma massiva a sua frota elétrica – até no Big Brother Brasil o furgão, chamado Arrow One, apareceu.

Quanto ao mercado endereçável com a expansão, Julio ressalta que a sua empresa está apenas arranhando a superfície – o que faz sentido só de olhar para os números de entrega no Mercado Livre. Só no primeiro trimestre de 2024, foram cerca de 115 milhões de pacotes entregues.

“É um mercado ‘infinito’. Quem nos dera ter 1%, 5% desse volume todo, e isso vai além dos veículos, e sim entregar tecnologia para ajudar no processo de entrega de forma abrangente, trazendo soluções que uma montadora não tem a capacidade de trazer”, avalia Julio.

Buscando novos investimentos

Com o teste bem sucedido no Mercado Livre, porém, não demorou muito para a Arrow atrair investidores interessados. No ano passado, durante o projeto de sua nova fábrica, a companhia recebeu um novo cheque – Marcelo não abriu valores, mas segundo ele foi uma série A – de um family office da região da serra gaúcha, com ligações à indústria automotiva local. “Foi um aporte que usamos tanto para P&D quanto para capital de giro na produção”, explica o cofundador.

Ainda para este ano, Julio destaca que a montadora planeja iniciar um roadshow para conversar com possíveis novos investidores, a fim de impulsionar sua estratégia de expansão internacional, assim como investir no desenvolvimento de novos produtos. E isso não necessariamente envolve novos veículos. “Pensamos em soluções de automação que complementem o trabalho dos veículos também”, pontua o CEO.

Segundo revela Marcelo, diversos fundos dedicados à temática verde têm se interessado na proposta da Arrow. Isto empolgou os cofundadores para uma possível rodada em breve. “Estamos em negociações, e ela pode sair mais cedo do que imaginamos”, disparou o cofundador.

Quanto à intenacionalização, agora no começo de setembro a Arrow anunciou a sua primeira venda para o mercado internacional, estreando sua atuação na América Latina. A parceria foi realizada com o Grupo Fênix, na Argentina, reconhecido por representar marcas de veículos pesados brasileiros no país.

“Realizar a primeira venda para o mercado externo demonstra o reconhecimento internacional da qualidade e inovação de nossos produtos. A parceria com o Grupo Fênix marca o início de uma colaboração proveitosa para novas empresas e oportunidades, enquanto continuamos a posicionar nossa marca e promover a transição para a mobilidade elétrica em todo o mundo”, destacou Marcelo, em nota.

 

Fonte da edição: startups.com.br

 

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