DETRAN RJ: disponível 2° via do IPVA
Rio de Janeiro
No início do ano o brasileiro tem alguns impostos fixos que sempre devem ser pagos, entre eles o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).
Para se antecipar no pagamento é possível solicitar a 1° via do imposto. Disponível no DETRAN RJ, os cariocas também utilizam o sistema quando há extravio ou perda do boleto.
Normalmente, cada contribuinte recebe o seu carnê diretamente no endereço cadastrado no DETRAN RJ. No entanto, pode acontecer do boleto não chegar, e para não atrasar o pagamento é que o governo do Rio de Janeiro possibilitou o acesso online.
O IPVA é pago por todos os proprietários de veículos automotores, seja carro, moto, ônibus, caminhão, van e etc. O valor arrecadado é dividido entre o governo do estado e o município em que o transporte foi emplacado.
Do total de verbas são destinadas parcelas para financiar os setores de atendimento ao público, por exemplo: saúde, educação, segurança, infraestrutura. Logo, é obrigação do contribuinte fazer o pagamento devidamente.
2° via do IPVA no site do DETRAN RJ
Com a possibilidade de acesso online, usando os recursos da tecnologia, conseguir imprimir mais uma via do boleto ficou simples. Basta acessar o site do DETRAN RJ e inserir as informações solicitadas.
Não há necessidade de comprovar que é o dono do veículo, mas será preciso informar dados como: placa e RENAVAM. Informações presentes também no documento de CRLV.
No menu o usuário escolhe pela opção “Veículos”, em seguida acessa por “Informações IPVA” e “Emissão de guia de pagamento”. Outra alternativa é acessar as informações clicando em “IPVA” e “Consulta Bradesco”.
O processo é totalmente gratuito e pode ser feito de qualquer plataforma com acesso a internet. Seja celular ou computador. Além da impressão em papel o usuário pode usar o internet banking para quitar o débito. O sistema carioca tem parceria automática com o Banco Bradesco.
O Detran possibilita o pagamento em uma única cota, ou por parcelamento em até três vezes. Com início no mês de janeiro e término em março. Até o momento não foi divulgado o cronograma para 2020.
Fonte: FDR