Empresa curitibana ganha o mundo alugando carros sem ter um único veículo
Uma empresa que trabalha com a locação de veículos, mas que não possui um único veículo, uma frota própria de automóveis para locar. Essa é a Rent Cars, uma empresa de tecnologia curitibana que funciona como uma espécie de Booking.com no mercado de locação de automóveis, possibilitando ao usuário comparar os serviços e preços dos mais diversos veículos disponíveis para locação.
Fundada em 2009, a Rent Cars celebra seu 10º aniversário ao mesmo tempo em que se prepara para ganhar o mundo – ou uma fatia ainda maior dele. “Isso é a máxima do nosso negócio, o que faz os nossos olhos brilharem”, comenta o CFO (chefe do setor financeiro), Ronaldo Amorim. A empresa está hoje presente em aproximadamente 165 países e conta com mais de 140 locadoras parceiras ao redor do globo.
“Eu costumo dizer, tornando curta uma história longa, que a mesma coisa que o Booking.com faz pro mercado de hotéis, a gente faz pro mercado de locação de veículos”, explica ainda Amorim. “A RentCars não trabalha com frota. O Objetivo da RentCars é trabalhar com viagens isoladas, principalmente viagens de turismo. Nós somos, essencialmente, uma Online Travel Agency (OTA). Ou seja, estamos voltados ao mercado de turismo, e não o de frota”, complementa.
Mesmo nos anos recentes de crise econômica, a Rent Cars seguiu expandindo seus negócios e sua presença no Brasil e no mundo. O crescimento anual fica na média entre 30 e 40%, “as vezes até um pouco mais acelerado”, ressalta Amorim. Não navega sozinha, contudo, neste mar de bonança. Isso porque todas as outras locadoras estariam também crescendo, na esteira de uma mudança de comportamento por parte do consumidor.
“Desde a crise de 2014, esse mercado não só não foi afetado como muita gente teve um início de mudança de comportamento. O brasileiro começou a passar a usar carros de aplicativo e isso começou a mudar o comportamento do consumidor. É um movimento inicial, mas alguns começaram a vender seu carro, não ter mais o conceito da propriedade, mas do uso do veículo”, afirma.
Nesse sentido, então, empresas como Cabify, Uber e 99 teriam feito uma espécie de ‘casamento perfeito’ com o mercado de locação de veículos. “Casa perfeitamente, uma vez que consegue ter Uber para segunda a sexta e pode alugar o carro durante o final de semana para ir no shopping, sair com uma pessoa, para viajar. Essas duas coisas combinadas estão moldando um outro tipo de comportamento que está ganhando tração”, aponta Ronaldo Amorim.
Brasil é um dos mercados que mais cresce
Desde os primeiros meses após sua criação, a Rent Cars é uma empresa lucrativa, algo absolutamente incomum para o mercado de tecnologia, em que startups costumam exigir um longo período de injeção de capital até passarem a conseguir gerar caixa. “Esse mercado continua crescendo bastante e de forma muito saudável. É um dos mercados que mais cresce. Quando a gente pensa em locação de veículo, o Brasil é um dos três mercados que mais cresce no mundo, já é o oitavo maior (mercado no planeta) e a gente vê um potencial enorme para ser desenvolvido, dado a baixa penetração”, diz o CFO da Rent Cars.
Há cerca de quatro meses a empresa está sediada em Curitiba The Five, num dos prédios mais disputados da região central da cidade. São 250 funcionários de 9 nacionalidades diferentes espalhados por três andares do edifício. “O crescimento é constante, tanto que viemos pra cá com dois andares e meio e já tivemos de reservar mais meio andar. Estamos crescendo de forma muito acelerada, a todo instante a empresa está crescendo. E confesso que, pelos nosso cálculos, não aguentamos um ano aqui, já vai ter de repensar”, diz Amorim.
“Essa cultura está se disseminando cada vez mais”
Para poder reservar um carro por meio da Rent Cars, basta que o consumidor seja maior de idade e tenha cartão de crédito (embora também seja possível realizar o pagamento da locação via boleto). A partir do momento em que você faz a reserva pelo site, a locadora já deixará o veículo que você escolheu e com os equipamentos e adicionais que você requisitou separado para quando for feita a retirada na sede da empresa.
“Essa cultura está se disseminando cada vez mais, especialmente porque pessoas novas estão sendo colocadas no mercado de trabalho a todo instante, e essas pessoas já são muito mais orientadas a esse tipo de tecnologia, muito mais voltadas ao mundo online do que o mundo offline. Então a cada dia mais temos isso e isso sustenta o crescimento exponencial de todo tipo de aplicativo ou de tecnologia que de alguma forma facilite a vida do usuário”, finaliza Ronaldo Amorim.