Sugestões para crescer no seguimento de veículos por assinatura e entrar de vez no mercado LATAM?
Os latino-americanos em geral têm uma relação de apego quase que sentimental pelos seus carros, e por isso no momento da oferta de uma locação de um carro por um longo tempo (por assinatura) muitas vezes mesmo com um valor e modelo atraentes, não o faz embarcar nesse novo (nem tanto) produto/serviço de locação de veículos por assinatura.
O que fazer então?
Entendendo a psicologia dessa imensa massa de possíveis Clientes/Assinantes, talvez uma boa estratégia seja “vender pertencimento” e até mesmo algumas “customizações” para que o possível Cliente/Assinante se interesse e faça efetivas comparações e eventualmente uma “mixagem” entre RAZÃO e EMOÇÃO.
Um ponto importante é que existe pouca divulgação desses produtos para a “massa”, mas essa “massa” é um mercado de alguns milhões de possíveis Clientes/Assinantes , portanto a primeira ação seria um marketing direcionado para quem não vive no ambiente de grandes corporações.
Esse marketing deve quebrar os paradigmas e percepções antigas sobre cobranças por despesas/avarias obscuras. (ex. Como deve ser devolvido um veículo utilizado por um Cliente/Assinante depois de 2, 3 ou 4 anos? Qual a expectativa da Locadora? O que é um desgaste natural de utilização por 2, 3 ou 4 anos? O que seria um desgaste “não” natural para esse mesmo período?
Outro ponto é a “matemática”. O T.C.O. deve ser explicado de uma forma amigável e de fácil entendimento. Não dá para dar uma aula técnica de TCO e complicar mais ainda o processo de divulgação do produto para um consumidor que não seja do ramo de locação de automóveis ou mesmo de ambientes corporativos. Nesse ponto “menos é mais”, mas precisa ser claro no resultado e realmente fazer sentido para qualquer possível Cliente/Assinante comum.
Quais os tipos de “aparelhos” de som e áudio possíveis de serem ofertados e instalados para customizarmos o veículo para cada Cliente/Assinante?
Que tipo de plotagem/adesivagem podemos fazer para tornar o carro “dele” diferente dos demais?
Qual tipo de rodas e pneus (dentro da legislação e possibilidade técnica) temos para oferecer ao Cliente/Assinante para que ele ganhe a percepção que aquele carro “seja dele”?
Os tapetes internos podem ser personalizados com o nome dele ou com o nome do time de futebol que ele ama ou ainda com o nome do(a) filho(a)?
Afinal, o Cliente/Assinante sempre tem razão e desde que pague por isso . . . qual o problema?
Por fim, se calçarmos os sapatos dos milhões de possíveis Clientes/Assinantes de veículos que estão soltos por aí, o que mais podemos personalizar e esclarecer de forma “não” técnica para quebrarmos essa barreira entre “meu carro” e o “meu carro por assinatura”?