Vale-Pedágio será pago só com tags em 2025
Vale-Pedágio será pago só com tags em 2025: o que você precisa saber
A Resolução 6.024/2023, da ANTT, exigirá o uso de soluções eletrônicas para o pagamento do VPO, promovendo maior eficiência e redução de custos no transporte rodoviário, que está em expansão com o sistema free flow.
A partir de 1º de janeiro de 2025, entra em vigor a determinação do fim do uso de meios físicos para pagamento do vale-pedágio, conforme previsto na Resolução 6.024/2023, da ANTT, trazendo mudanças significativas para o setor de transporte de carga no Brasil. A principal alteração será a obrigatoriedade do pagamento eletrônico do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO), substituindo cartões e cupons pelas tags de pagamento automático. A medida busca modernizar o setor, aumentando a eficiência logística e reduzindo custos operacionais.
Transição ao sistema free flow
A obrigatoriedade do uso de tags nesse segmento será essencial para a transição ao sistema free flow, que elimina a necessidade de paradas nas praças de pedágio, garantindo maior fluidez nas viagens e simplificação no registro das transações. Com a automação do processo, transportadores e embarcadores poderão usufruir de um modelo mais ágil e transparente, com benefícios para toda a cadeia de transporte, como o desconto automático de 5% ao motorista que utiliza as tags em 27 rodovias federais e 58 estaduais, por meio do Desconto Básico de Tarifa (DBT).
As empresas de pagamento automático ConectCar, Move Mais, Sem Parar, Taggy e Veloe, integrantes da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam), já estão preparadas para atender à demanda, oferecendo soluções que priorizam automação e eficiência. Atualmente, o segmento B2B representa 22% das mais de 12 milhões de tags (B2B e B2C) em uso no país.
“A mudança para o pagamento eletrônico do VPO é um passo importante para modernizar o setor de transporte rodoviário no Brasil. Com o pagamento eletrônico e automatizado do vale-pedágio, abre-se um novo momento para o setor, com mudanças que certamente permitirão uma melhor prestação de serviços, com maior fluidez, agilidade e transparência, beneficiando transportadores e embarcadores e aumentando a eficiência logística no Brasil”, afirma o presidente da Abepam e diretor-geral da Veloe, André Turquetto.
Redução de custos administrativos
Dados projetados de mercado mostram que a automação do processo pode reduzir custos administrativos em até 30%. O que resultará em uma economia adicional de R$ 1 a R$ 1,5 bilhão por ano. Além disso, a implementação do sistema free flow promete melhorar a eficiência logística ao reduzir o tempo de viagem em até 10%, eliminando paradas em pedágios. Essa redução pode gerar uma economia de R$ 3 a R$ 4 bilhões anuais, impactando diretamente os custos operacionais das transportadoras, como consumo de combustível, desgaste de veículos e tempo de trabalho dos motoristas.
A adoção obrigatória do pagamento eletrônico do VPO representa uma evolução significativa para o transporte rodoviário no Brasil, trazendo modernização, eficiência e benefícios econômicos para todos os envolvidos na cadeia logística.
Sobre a Abepam
Criada em dezembro de 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) reúne as principais empresas do setor. Entre elas: ConectCar, Move Mais, Sem Parar, Taggy e Veloe. Tem como missão contribuir com a agenda pública de mobilidade do país. O objetivo é criar um ecossistema mais eficiente e competitivo. Para isto fomenta o desenvolvimento de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento saudável do mercado em benefício da sociedade.
Imagem: reprodução site Abepam
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