C&A vai usar caminhão elétrico para entregas em lojas de São Paulo

A C&A Brasil vai começar a usar um caminhão elétrico para levar produtos do Centro de Distribuição Tamboré, em Barueri (SP), para lojas da Região Metropolitana de São Paulo. O projeto foi desenvolvido com a Soluciona Logística e começa a ser testado no próximo trimestre.

Com a iniciativa, o foco da empresa é na redução das emissões de gases de efeito estufa. A companhia prevê expandir o projeto com a compra de novos veículos, ampliação de rotas e regiões até o final de 2021.

Com capacidade para quatro toneladas, o caminhão elétrico realizará dois circuitos diários: do Centro de Distribuição até as lojas correspondentes à sua rota e vice-versa. O veículo tem autonomia para rodar, em média, 200 quilômetros com uma única carga de bateria e sua recarga será realizada todas as noites no próprio CD da varejista.

Para o CEO da Soluciona Logística, Toni Trajano, investimentos como esse elevam as oportunidades do negócio e contribuem para soluções cada vez mais sustentáveis.

O diretor de Supply Chain da C&A Brasil, Alan Yarschel, complementa: “A vantagem de utilizarmos este tipo de serviço é a drástica redução de emissão de poluentes no meio ambiente, pois um caminhão elétrico não emite CO2. A médio prazo, queremos ampliar o número de veículos elétricos, além de implantar outras soluções de logística verde na operação. Estamos empenhados em construir uma moda com impacto positivo e, por isso, garantir devemos realizar novos investimentos para alcançarmos este objetivo.”

Outras iniciativas mais sustentáveis 

No começo deste ano, a C&A Brasil anunciou a construção de duas usinas solares no País em parceria com a Faro Energy – empresa que realiza investimentos em projetos de energia solar distribuída e eficiência energética no Brasil. Com previsão de entrega no segundo semestre de 2021, as usinas abastecerão, incialmente, 11 lojas da varejista localizadas no Rio de Janeiro e em Brasília por dez anos, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais uma década e ampliação no número de unidades a receber energia limpa.

Com o uso de energia solar proveniente das usinas, anualmente a C&A Brasil evitará a emissão de 1,8 mil toneladas de CO2, montante equivalente ao plantio de 11 mil árvores ou menos mil veículos, com média de 12 mil quilômetros rodados cada, circulando pelas estradas brasileiras. A varejista estima ainda uma economia potencial de cerca de R$ 20 milhões até o final do contrato, além dos ganhos ambientais, como redução das emissões dos gases de efeito estufa e a obtenção de energia renovável.

Fonte: Mercado&Consumo

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.