Cliente da GM terá test drive de 30 dias
São Paulo – Com o mercado de veículos brasileiro registrando queda de 9% em relação a 2013 e estoques acima de 40 dias, as montadoras intensificam campanhas para tentar “tirar o consumidor do sofá e manter o mercado vivo”, conforme justificam executivos da General Motors.
A montadora lança nesta quarta-feira, 08, uma campanha inédita que envolve a rede de revendas da marca no Brasil, Chile, na Colômbia e no Equador. Chamada de “Promoção das Américas”, a proposta é de que o consumidor adquira um modelo da marca nas revendas dos quatro países e, após 30 dias, se não estiver satisfeito, poderá devolver o carro e receber o valor pago de volta.
“É a primeira vez que fazemos uma campanha regional e a primeira vez que adotamos proposta tão ousada”, diz o presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila.
Ele é um dos garotos-propaganda da campanha que foi ao ar na terça-feira, 07, à noite em alguns dos principais canais da TV aberta, inicialmente propondo o “breca varejo”, que sugere ao consumidor que não compre carros nesta quarta-feira e aguarde até amanhã. Hoje, todas lojas da marca estão fechadas.
Na quinta-feira, 09, a campanha explica a promoção, que consiste na devolução do carro após 30 dias em caso de insatisfação, com a compensação do valor pago (entradas de 20% a 30%). Para quem ficar com o veículo, a primeira parcela pode ser paga em janeiro. O prazo do financiamento varia de 12 a 48 meses. Estão envolvidos todos os modelos da marca, do Celta ao importado de luxo Camaro.
Junto com Jaime, participam da peça publicitária os presidentes da GM do Brasil, Santiago Chamorro, do Chile, Hermann Mahnke, da Colômbia, Jorge Mejía, e do Equador, Luis Landinez. Há versões do filme em português e em espanhol. Mercados como Argentina e Venezuela ficaram de fora pois, segundo Ardila, “do ponto de vista do mercado não é o momento oportuno para eles”.
“A campanha é uma demonstração de que queremos movimentar o mercado, de que não estamos parados esperando o consumo acontecer, mas agindo em prol do consumidor e da economia”, diz Hugo Rodrigues, diretor de operações da agência Salles Chemistri.
Desde maio essa é a terceira grande campanha de varejo da GM, além dos feirões de fábrica. A primeira oferecia aos consumidores os mesmos descontos dados aos empregados da empresa e a segunda, preços pagos pelos concessionários. “As ações resultaram em melhora de 20% a 30% nas vendas”, informa Samuel Russell, diretor de desenvolvimento e marketing da GM.
Trinca
A Volkswagen também está com campanha neste mês denominada “Trinca de outubro”, que envolve promoção de três produtos em cada região do País. Para São Paulo, a oferta é para o up! de 2 portas, vendido com 3% de desconto (R$ 26.900), juro zero e primeira parcela no carnaval. Também há preços e condições especiais para Voyage e Jetta.
Até setembro, as vendas totais de automóveis e comerciais leves no País caíram 9% em relação ao mesmo período de 2013. Na mesma comparação, as vendas da Volkswagen tiveram queda de 14,9% e as da GM, de 12,2%. As vendas da Fiat, líder do mercado, caíram 10,4%, e as da Ford, 12,6%.
Por Cleide Silva, de O Estado de S. Paulo.