Na Holanda, condutores serão obrigados a abrir a porta com a mão direita

 

porta
As autoescolas holandesas estão orientando seus alunos a abrir a porta do carro sempre com a mão do lado oposto. Foto: (bikeyface.com)

Mesmo com mais de 35 mil quilômetros de ciclovia, a Holanda ainda registra acidentes envolvendo carros e bicicletas, e um dos mais comuns está relacionado com o momento em que os condutores ou passageiros de automóveis abrem as portas do lado esquerdo sem verificar a aproximação das bicicletas, provocando, muitas vezes, acidentes sérios com graves consequências, principalmente, para o ciclista.

E qual foi a solução? A partir de agora, as autoescolas holandesas estão orientando seus alunos a abrir a porta do carro sempre com a mão do lado oposto.

Funciona da seguinte forma, para sair do carro, em vez de pegar a maçaneta com a mão esquerda, os futuros motoristas são treinados a usar a mão direita. O simples gesto força o corpo a se virar, ajudando a criar o hábito de olhar para trás ao abrir a porta.

A medida é tão importante que no exame final para tirar a habilitação, o candidato deve fazer o gesto de maneira natural, sem que o examinador precise chamar a atenção para o fato. Caso contrário, o aluno é reprovado.

Informações de Agências Internacionais

Fonte: Portal do Trânsito

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.