O que muitos não sabem: por que existe uma escassez global?
A pandemia afetou tudo. Mas, acima de tudo, turismo. Em meio ao lockdown, as locadoras de automóveis cancelaram suas compras para o verão. Os pedidos de novos veículos despencaram.
Em questões econômicas, a inflação é o assunto do momento. Os investidores, é claro, se preocupam, porque a inflação nem sempre é uma boa notícia, ela aumenta os custos de produção e reduza a receita. O que não é desejável. No entanto, o maior temor dos investidores é uma possível mudança na política monetária. O Federal Reserve dos EUA pode aumentar as taxas para conter a inflação. O que retiraria a liquidez do sistema, afetando negativamente os mercados financeiros.
No entanto, o Federal Reserve reiterou que tal mudança de política não ocorrerá no futuro próximo. Embora seja verdade que já temos inflação em muitos setores, as autoridades nos alertam que isso é temporário e necessário. Os conservadores, em particular, ficam horrorizados com essa postura. Muitos temem um cenário semelhante ao da crise inflacionária dos anos 70. Muitos empresários também aderem a essas preocupações. Em outras palavras, o Federal Reserve é vista como uma entidade que se recusa em ver a realidade. Quer dizer, Powell, seu diretor, está em negação. Resumindo: essa inflação pode ser permanente e prejudicial.
O Federal Reserve é responsabilizado pelo tratamento incorreto da situação.
Ou seja, a (exagerada) impressão de dinheiro é a responsável. Esta é a conclusão conservadora típica da escola libertária. “A inflação é sempre um fenômeno monetário.” O que significa automaticamente que a inflação é responsabilidade da Reserva. Simples assim.
Diante de uma acusação tão simples e categórica, não há muito o que falar. Na minha experiência, os libertários não mudam de ideia tão facilmente. No entanto, seria bom ouvir o outro lado. Desta vez, vamos entrar em detalhes. Ou seja, vamos partir dos fatos e não da doutrina. Vamos acompanhar a inflação e determinar suas causas. Nesse caso, o melhor é ir para um porto californiano. Não é segredo para ninguém que os portos da Califórnia estão à beira do colapso. Não há contêineres. Há falta de pessoal, longas esperas, poucos caminhões e atrasos em todos os lugares. Temos uma grande crise logística em nossas mãos.
Por que a crise?
Simplificando, é mais fácil desligar a máquina do que ligá-la. Suponha que temos uma fazenda. Nossa colheita já está vendida, mas no último minuto, o pedido é cancelado. Parar toda a operação durante a noite é doloroso. Mas, tecnicamente, não é tão difícil. Agora suponha que logo os pedidos voltem. Os fazendeiros não podem responder com a mesma capacidade de antes. Você precisa de tempo para atender os pedidos. O estoque consegue suprir alguma demanda. Mas não de todos. Portanto, temos uma escassez. A escassez cria pânico. E os clientes, em meio ao nervosismo, fazem mais pedidos. O que, ironicamente, cria mais escassez. Essa escassez naturalmente aumenta os preços. Em outras palavras, é inflacionário. Mas sua origem não é monetária. Está na cadeia de produção e distribuição.
Nos Estados Unidos, a taxa de inflação disparou nos últimos meses.
Por quê? Energia, alimentos, matérias-primas e construção sofreram inflação. Mas “veículo usado” foi a variável determinante no último aumento. Por que o aumento no preço do veículo usado? Bem, pela falta de veículos novos. E por que faltam veículos novos? Bem, por causa de um problema de peças. Em particular, devido à falta de microcondutores.
Agora, por que há falta de microcondutores? Para entender isso, devemos ir até março do ano passado. A pandemia afetou tudo. Mas, acima de tudo, turismo. Em meio ao lockdown, as locadoras de automóveis cancelaram suas compras para o verão. Os pedidos de novos veículos despencaram. Por sua vez, as montadoras cancelaram seus pedidos de peças. Os fabricantes de microcondutores, muitos deles em Taiwan, pararam de produzir microcondutores para automóveis. E começaram, durante o boom tecnológico da pandemia, a produzir microcondutores para eletrodomésticos (televisores etc.).
Com a chegada das vacinas e a recuperação econômica, as encomendas de novos veículos aumentaram freneticamente na expectativa de um verão “normal” (sem pandemia).
O efeito dominó das encomendas começou em toda a cadeia. Mas, no caso dos microcondutores, o sistema encontrou um congestionamento. Por quê? Demora muito para produzir um microcondutor. Portanto, existe uma escassez temporária. O que implica uma escassez temporária de novos veículos. O que tem como consequência um aumento na compra de veículos usados. Naturalmente, isso se traduz em inflação para o mercado de automóveis.
Agora, suponha que a oferta de moeda seja reduzida para conter a inflação. Isso significaria uma queda na demanda. O que levaria a um novo cancelamento de pedidos de veículos novos. Por sua vez, um novo cancelamento de pedidos de microcondutores. Consequentemente, as fábricas em Taiwan fechariam a máquina novamente. O que essa solução significaria para a criação de empregos? O que você faria pela recuperação econômica?
A inflação de “bens” está sendo tolerada para estimular um retorno da produção e distribuição aos níveis anteriores.
Por outro lado, a injeção de liquidez não para para neutralizar a deflação no setor de serviços. Devemos lembrar que o setor de serviços é o principal gerador de empregos nos países em desenvolvimento.
A atual crise logística gerou escassez, compras nervosas, aumentos de preços e atrasos em muitos itens. O preço das remessas, por exemplo, disparou. Aqui, concentro-me na indústria automotiva. No entanto, o problema abrange muitos setores. A atual escassez é uma consequência direta de nosso vulnerável sistema global de produção e distribuição. Mas, francamente, promover uma queda na demanda não é a melhor solução no momento. A reativação da cadeia exige essa demanda.
“Uma inflação temporária e necessária.”
O Federal Reserve nos disse em várias ocasiões que a inflação era um mal necessário para estimular o emprego. No entanto, agora que ele está aqui. Não podemos evitar a preocupação. Será temporário? É realmente necessário? O Reserve sabe o que está fazendo? Eles são incompetentes?
Qual é o cenário? A crise inflacionária dos anos 70? Ou a solução para a crise de 2008? Se estudarmos detalhadamente o estágio de recuperação da crise de 2008, veremos também um enfraquecimento do dólar, um aumento da taxa de inflação e um superaquecimento em muitos setores. Mas essas distorções acabaram sendo temporárias. Na verdade, a década que se seguiu foi muito boa. Os dedos se cruzaram então. Estamos na década de 70? Ou em 2009-2010? O tempo nos dirá.
Fonte: cointelegraph.com.br
Por Gustavo Godoy