Locadoras de veículos geram lucro para novos empresários. Veja como montar uma frota.

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Para quem deseja montar uma frota de aluguel de carros, esse é melhor momento. Com a proximidade das festas de fim ano e férias escolares no Brasil, dezembro e janeiro são os meses em que mais há procura de veículos temporários. O aumento de viagens pelos estados brasileiros estimula, principalmente, as pequenas e médias locadoras. Nas cidades consideradas turísticas, o mercado para os pequenos empresários é ainda maior do que nas grandes capitais.
Buscando autonomia durante a viagem, hoje o meio de transporte favorito dos turistas são os carros alugados. Antes mesmo de chegar ao destino, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, já buscam o melhor custo x benefício por meio da internet. Por isso, é importante manter a frota atualizada, com diversos tipos de veículos, desde os populares até os mais luxuosos.
Mas não é só de turismo que vivem as locadoras. Outros fatores vêm estimulando o negócio e movimentando o mercado nos demais meses do ano. Empresas interessadas em enxugar custos e a globalização disseminando a ideia de que o aluguel de carros é ecologicamente correto, já que diminui a quantidade de veículos nas ruas, auxiliam no aumento da procura por esse tipo de serviço.
Dicas
Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde existem grandes concentrações de frotas em poucas locadoras, por aqui o setor de locação de automóveis é bastante pulverizado. Os empresários franqueados e independentes são responsáveis por grande parte dos carros disponíveis. De acordo com o SEBRAE, montar uma frota de veículos para aluguel pode ser uma opção promissora de negócio. Enquanto apenas 20% das empresas de outros setores conseguem sobreviver mais de dois anos, 98,5% das locadoras de automóveis permanecem no mercado gerando lucros consideráveis.
Além disso, a ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis) aponta que o mercado tem tido avaliações positivas para novos empresários que, mesmo iniciando com frotas pequenas, conseguem aumentar a quantidade de veículos em menos de 12 meses de atuação.
Porém, para montar a frota e obter sucesso, é aconselhável seguir algumas dicas. O planejamento é uma delas. Além de ter um ótimo conhecimento no ramo, é preciso saber que o investimento inicial é alto, devido aos custos para a compra de carros no Brasil – mesmo tendo longa validade. Por isso, é importante contar com um analista financeiro. Os custos com impostos e seguro dos veículos também devem ser levados em consideração. É importante ressaltar que possíveis multas geradas pelos clientes são de responsabilidade do empresário, mesmo que esteja especificado o contrário em contratos.
Uma grande área de estacionamento para acomodar os veículos também é essencial. A aparência dos carros é o principal chamariz para o cliente, então é importante que estejam sempre bonitos, atualizados e bem inspecionados e revisados.
Antigamente, a localização da locadora devia impreterivelmente ser estratégica, próxima de aeroportos e de rodoviárias, por exemplo. Hoje em dia, com o avanço da internet, esse fator já não é tão determinante assim. O que chama mais atenção do cliente atualmente são as facilidades na forma de pagamento e a qualidade dos produtos disponíveis.
Para aumentar a carteira de clientes, você pode contar com a Mobility, uma plataforma que agrega serviços de locação, em que o usuário pode fazer pesquisa para encontrar a melhor solução em locação de automóveis.
Fonte: Mobility

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