Locadoras representam 19% da compra de veículos
As locadoras de veículos adquiriram 240 mil veículos zero km no primeiro semestre deste ano e desmobilizaram 150 mil — uma diferença de 90 mil unidades para acrescentar à frota do setor.
Os números são de levantamento realizado pela ABLA — Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. Com isso, as empresas de locação permanecem como as maiores compradoras da indústria automotiva, com 19% dos emplacamentos no primeiro semestre de 2019. Por outro lado, a desmobilização de ativos das locadoras envolveu apenas 2,7% do mercado de veículos seminovos e usados vendidos durante o primeiro semestre (total de 5,42 milhões de unidades, segundo relatório da Federação dos Revendedores de Seminovos e Usados).
O relatório também mostrou que o segmento de veículos desmobilizados pelas locadoras (carros com até três anos de uso) foi o que mais caiu em relação ao primeiro semestre de 2018. “As locadoras não visam rentabilidade com seminovos”, diz Paulo Miguel Junior, presidente do Conselho Nacional da ABLA. “A venda desses veículos atende a necessidade de gerar capital para recompor a frota, que exige cada vez mais uma renovação constante, porém nunca antes de 12 meses”.
Boas notícias. Isso mostra que as frotas das locadoras tem renovação constante.