Locadoras devem ter crescimento moderado em 2024
Locadoras devem ter crescimento moderado em 2024 e um caixa menos pressionado, diz Fitch
“Na locação de veículos pesados, máquinas e equipamentos, a baixa penetração do mercado deve continuar sendo o motor da demanda”, diz o relatório, assinado por Renato Mota, diretor da Fitch.
“Crescimento moderado e continuidade do ciclo de corte de juros devem contribuir para uma melhora da geração de caixa operacional e da rentabilidade e reforçar o equilíbrio das estruturas de capital. A expectativa é de manutenção de índices de alavancagem e liquidez em patamares adequados aos ratings”, complementou.
Segundo a agência, as tarifas de locação devem continuar adequadas. Portanto, garantem rentabilidade suficiente para manter o spread do retorno sobre investimento sobre o custo da dívida em patamares saudáveis.
A contínua queda dos juros deve trazer um alívio adicional, reduzindo a pressão sobre o fluxo de caixa das operações.
Os investimentos previstos para aumentar a base de ativos, ainda que moderados, devem manter o fluxo de caixa livre das locadoras em território negativo em 2024. Mas sem maiores pressões sobre a alavancagem financeira.
“As principais empresas do setor contam com amplo acesso a fontes de financiamento, sendo que a parcela dos ativos desalienados deve contribuir para a flexibilidade financeira”, afirmou o documento.
Os ratings de todas as locadoras da carteira da Fitch têm perspectiva estável. Isto reflete a visão da agência de que a adequada rentabilidade e o moderado crescimento possibilitarão manter estruturas de capital condizentes com as classificações.
Ao final de 2023, sete das nove locadoras monitoradas estavam classificadas na categoria ‘AA(bra)’ ou em ‘AAA(bra). Refletindo resultado de boa posição de negócios, escala, alavancagem moderada e bom perfil de liquidez. As duas restantes eram classificadas em ‘A+(bra)’ e ‘BB+(bra)’. Dessa forma refletindo principalmente escalas de operação medianas.
Localiza, Movida e Vamos têm rating nacional ‘AAA(bra)’ com perspectiva estável. Unidas tem nota de crédito ‘AA(bra)’, Armar Locação tem ‘AA-(bra)’ e a Mills Locação tem rating ‘A+(bra)’, todas com perspectiva estável.