Condomínio em Minas Gerais é o primeiro do Brasil a ter carro compartilhado
Condomínio do Minha Casa Minha Vida em Minas Gerais é o primeiro do Brasil a ter carro compartilhado para os moradores
A Precon Engenharia é a primeira construtora a disponibilizar carro compartilhado em um empreendimento residencial do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) no Brasil. Com o objetivo de oferecer mais conforto e comodidade para o dia a dia dos moradores, o veículo possibilita economia, já que o valor desembolsado é muito menor que o necessário para utilizar veículo próprio, táxi ou aplicativos de transporte.
O carro compartilhado foi implantado como projeto piloto no Ville Colônia, em Contagem (MG), e fica à disposição dos moradores, que precisam apenas reservar o dia e o horário da utilização, por meio de um aplicativo de celular, e efetuar o pagamento de um valor reduzido (R$ 6 a hora) pelo cartão de débito ou crédito. Quem administra os pedidos realizados pelo aplicativo é o síndico do condomínio. É necessário fazer uma vistoria na retirada e na devolução do carro e o tanque deve estar cheio, como acontece em locadoras de veículos. “Com a plataforma, os moradores podem consultar a disponibilidade do veículo e reservá-lo com total autonomia e sem burocracia”, comenta Ricardo William, gerente de P&D da Precon Engenharia.
A iniciativa é respaldada pela pesquisa “Five trends transforming the Automotive Industry”, realizada pela PwC sobre as perspectivas para a indústria automobilística. De acordo com o levantamento, de cada 3km de tráfego, 1km será rodado em veículos compartilhados no mundo até 2030. No levantamento, foram diagnosticadas cinco tendências para o setor resumidas no acrônimo “eascy”: electrified (eletrificado), autonomous (autônomo), shared (compartilhado), connected (conectado) e yearly updated (atualizado anualmente).
Sempre investindo em inovação, a construtora conta agora com o Precon Lab Incubation, uma incubadora de startups alocada dentro de sua sede. Foi a partir dela que a ideia do carro compartilhado surgiu, em parceria com a SmartFleet, startup do Grupo TCS.
O projeto tem o objetivo de fomentar ideias inovadoras e transformar os processos e as atividades da empresa. Com o laboratório, que é desenvolvido pela área de Pesquisa & Desenvolvimento, são selecionadas no mercado startups que possuem produtos ou serviços interessantes para o negócio da Precon e que precisam de uma ajuda para decolar. Dessa forma, a construtora atua como incubadora, possibilitando o desenvolvimento do projeto das startups e sua aplicação nos processos da empresa. “Os dois lados saem ganhando, pois é uma ótima oportunidade para startups que querem tirar um projeto do papel e para a Precon Engenharia conquistar novos parceiros”, destaca Ricardo William.
Perspectivas positivas – A intenção é que, a partir de 2019, a Precon possa reduzir o número de vagas nos empreendimentos em cerca de 30%, contando com a possibilidade da utilização dos carros compartilhados. “Em nossa pesquisa, realizada com cerca de 5 mil clientes, percebemos que a base de quem hoje compra nossos apartamentos e não tem carro chega a quase 40%. Então, por que encarecer o produto colocando uma vaga que a pessoa não vai utilizar?”, questiona André Massote, vice-presidente da Precon Engenharia. Além disso, quando as vagas de garagem forem reduzidas, será possível ocupar melhor o terreno e levar os empreendimentos do MCMV para áreas cada vez mais bem localizadas e centrais nas cidades.
A ideia do carro compartilhado é oferecer a possibilidade de o usuário focar seu investimento na compra do imóvel, evitando o peso do custo de um carro particular, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana a partir da redução do número de carros em circulação.
A inovação está presente na Precon desde a sua fundação. A construtora desenvolveu uma solução que gera grande economia no custo dos empreendimentos, alcançada por meio de tecnologia de ponta adotada pela empresa no seu sistema construtivo e na gestão jovem, inspirada nas práticas de gestão de startups do Vale do Silício (EUA). Durante 20 anos de P&D e benchmarking em vários países do mundo, a construtora desenvolveu a Solução Habitacional Precon (SHP), que consiste no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto que são montadas no canteiro de obras, gerando, em média, 85% menos resíduos que um processo convencional, reduzindo o custo com mão de obra e permitindo ainda grande agilidade na construção, com entrega da obra na metade do tempo. Um prédio de oito andares, por exemplo, é erguido em 30 dias.
Um importante projeto voltado para a inovação dos processo é o Precon Lab Incubation, um programa de incubação de startups, para que possam desenvolver seu produto dentro da Precon e que esse produto impacte o negócio da empresa, seja em logística, em relacionamento com o cliente, em venda de produto, em processo, em controle, em custo. Ao final do período de incubação, a Precon pode, se o projeto atingir os objetivos, comprar a tecnologia ou investir, tornando-se sócia da startup. Atualmente, o laboratório conta com dez startups em incubação.
Recentemente, a empresa colheu mais um fruto do Precon Lab Incubation. A partir de uma ideia que surgiu no diálogo com startups, a construtora concorreu ao edital de inovação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para aporte do governo federal e recebeu aprovação para um projeto inovador: desenvolver uma tecnologia artificial para contratação de pessoas.