Perfil das concessionárias de carros mudará em 5 anos
As mudanças que ocorrerão nos próximos cinco anos quanto ao comportamento do público consumidor serão maiores do que foram nos últimos 50. “Nosso negócio vai mudar por completo”, sentenciou Valdner Papa, diretor de Relações com o Mercado e Divisão Educacional da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O conceito-chave para sobreviver nestes novos tempos, que em grande medida está se verificando, segundo Papa, é o de que o “cliente é o foco”. “Temos que conhecer o perfil comportamental de cada cliente”, adianta. E em pesquisas qualitativas às quais a Fenabrave teve acesso, a indicação, de um modo geral, é a de que 95% das compras de carros é feita de maneira emocional.
Na avaliação do diretor, que participou da mesa “O comportamento de compra e a distribuição de veículos no Brasil”, do Fórum Salão Internacional do Automóvel 2016, as concessionárias de veículos ligadas à Fenabrave terão que estar sempre atentas aos novos comportamentos dos clientes. A tendência, segundo ele, é não serem apenas simples revendas de automóveis novos e prestadoras de serviços de manutenção. “Nosso objetivo será vender carros novos, usados, prestar serviços de mobilidade, compartilhamento de veículos, ter cada vez mais que lidar com clientes virtuais e com pedidos diferentes, como o de aluguel de carros, por exemplo”.
Papa cita o exemplo do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos, onde as concessionárias têm espaços físicos menores, poucos carros em exposição e oferecem uma ampla gama de serviços virtuais, permitindo ao cliente testar e comprar qualquer modelo sem precisar vê-lo fisicamente.
Fonte: Tribuna do Norte