Vibra inaugura carsharing de carros elétricos
Vibra inaugura carsharing de carros elétricos para sua força de trabalho. A jornada do usuário será realizada por meio de aplicativo.
A Vibra anunciou nesta terça-feira, 10 de outubro, um projeto piloto de carsharing para seus empregados. A empresa disponibilizará dois veículos elétricos, sendo um deles um Jaguar, para compartilhamento junto à força de trabalho. O projeto conta com a parceria da Jaguar Land Rover, da EzVolt, startup de eletromobilidade investida da Vibra, do Vibra co.lab, hub de inovação da companhia; e da Flou, plataforma de nano locação por meio da qual será possível realizar cadastramento e agendar o uso dos veículos.
A ação de carsharing da Vibra tem, entre outros objetivos, a integração da tecnologia (aplicativos) de compartilhamento de ativos com a tecnologia de recarga elétrica; a oferta integrada de provimento de energia elétrica de fonte renovável e serviço de recarga. A democratização do acesso à mobilidade elétrica, a partir de um processo digital.
E o fomento de iniciativas de inovação tecnológica e eficiência energética.
Além da democratização e do aprendizado tendo os colaboradores como principais agentes do teste de toda tecnologia embarcada no processo, será possível ter uma avaliação econômica de viabilidade em virtude da taxa de adesão e comportamento do usuário. E, ainda mais, capturar oportunidades na cadeia de valor da indústria automotiva, no novo ciclo tecnológico promovido pela eletrificação.
“A mobilidade sustentável tem papel importante na dinâmica das cidades. O compartilhamento de veículos permite que os usuários tenham os benefícios de um veículo privado, sem o ônus da propriedade. Neste momento estamos testando o carsharing em termos de integração de suprimento de energia renovável e de tecnologias, já que trata-se de uma jornada 100% digital, onde já estamos prontos para conectar nossa solução de recarga elétrica com soluções de compartilhamento para o B2B ou B2C”, afirma Bernardo Winik, vice-presidente Comercial B2B da Vibra.
Vibra e JLR tem desde o ano passado um acordo para desenvolver projetos e novos negócios relacionados à mobilidade elétrica no Brasil. A parceria permite que as duas empresas compartilhem conhecimentos e tecnologias, ao mesmo tempo em que combinam esforços para ampliar a experiência e diferenciais oferecidos aos clientes. Além do projeto relacionado ao navegador dos carros, Vibra e JLR, junto com a EzVolt estão trazendo um novo serviço de segunda vida de bateria.
Digitalização
Acelerar o acesso à mobilidade elétrica, a partir de um processo digital é um dos objetivos da Vibra com esta parceria. Por meio do Vibra Co.Lab a companhia vem trabalhando em ações e parcerias para buscar oportunidades dentro da indústria automotiva, explorando os caminhos abertos pela eletrificação.
“A digitalização é fundamental para a operação eficiente do carsharing. Isso reforçará a experiência dos usuários nos sistemas de reservas online, aplicativos móveis e a gestão de frota baseados em dados específicos para a eficiência”, explica Aspen Andersen, vice-presidente de gente e tecnologia da Vibra.
Recentemente a Vibra realizou um novo aporte, de R$ 10 milhões, na EZVolt, startup de eletromobilidade que integra seu portfólio de energias renováveis. O novo investimento tem como fonte o Vibra Ventures, fundo de investimento da Vibra que tem foco em startups de energia, mobilidade, logística, fintechs e varejo. São R$ 150 milhões disponíveis para acelerar e impulsionar processos de inovação aberta.
Mercado
A mobilidade elétrica já é uma realidade, com as montadoras liderando a eletrificação de seus portfólios. O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil emplacou 49.052 unidades de janeiro a agosto de 2023, um crescimento de 76%, na comparação com o mesmo período de 2022, alcançando a participação de mercado (market share) de 3,6%, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Sobre o Vibra Ventures
O Vibra Ventures, um Corporate Venture Capital, foi criado para investir em startups e scale-ups. A iniciativa visa oportunidades e tecnologias inovadoras complementares à área de atuação da companhia ou ainda novos negócios, produtos e serviços. Em princípio, os investimentos serão feitos em linha com as melhores práticas do mercado e dentro da estratégia de crescimento e inovação da Vibra, que tem este tema como um pilar estratégico no plano de negócio.
Tudo alinhado com o objetivo de disponibilizar para seus clientes uma plataforma multienergia. Isso com a entrada de novas fontes limpas e renováveis, contribuindo para a transição energética e descarbonização dos negócios. O prazo de investimento será de cinco anos e prevê mais cinco para desinvestimento. Os aportes serão realizados em negócios em estágio inicial (Mix Seed) e mais estruturados (Series A), além de participação em cotas de outros fundos setoriais.
Sobre a Vibra
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes. Alinhada de acordo com as melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o país.
As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Além de contar com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos. Atua em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.
Com a marca BR Aviation, a companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind. E, ainda, possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
Sobre a Jaguar
A Jaguar se transformará em uma marca de luxo totalmente elétrica até 2025, com veículos excepcionalmente expressivos definidos por tecnologias pioneiras e design visionário. Uma cópia de nada.
A marca está trilhando o caminho para a eletrificação, com uma gama selecionada de modelos híbridos elétricos e totalmente elétricos. No Brasil a gama Jaguar hoje inclui o SUV de desempenho totalmente elétrico I-PACE, SUV de desempenho F-PACE, SUV de desempenho compacto E-PACE e o esportivo F-TYPE.
O Jaguar é projetado no Reino Unido e vendido em 117 países. Pertence à casa de marcas da JLR com Range Rover, Defender e Discovery.
Vibra inaugura carsharing de carros elétricos